Lua fica mais perto do Sol nesta quarta-feira (28); conheça o periélio
No periélio, a Lua alcança o ponto de sua órbita mais próximo do Sol, ficando a uma distância em torno de 150 milhões de quilômetros
A Lua alcançará o ponto mais próximo de sua órbita do Sol, chamado de periélio, nesta quarta-feira (28), às 3h57. O horário marca quando ela estará a uma distância em torno de 150 milhões de quilômetros do Sol.
Já em sua fase Nova, a Lua começou a passar entre a Terra e o Sol neste domingo (25), e nesse período, sua face iluminada não está voltada para nós. Por isso, é mais difícil que possamos observá-la a olho nu. É essa fase que marca o início do mês em calendários lunares, como o muçulmano, e nos lunissolares, como o judaico, o hindu e o budista.
O intervalo de tempo entre luas novas, denominado lunação ou ciclo lunar, é variável, tendo uma média de 29,5 dias. Nesse período, o corpo celeste passa pelas suas quatro fases (nova, crescente, cheia e minguante), cada uma com aproximadamente sete dias.
Além destas, tem ainda as “interfases” quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).
Perigeu e afélio da Lua também vêm aí
De acordo com a plataforma InTheSky.org, é na próxima terça-feira, dia 4 de outubro, às 13h33, que a Lua chega ao seu perigeu, o ponto de sua órbita mais perto da Terra. Apesar dos nomes parecidos, periélio é quando está no ponto mais próximo do Sol; perigeu é o ponto mais próximo da Terra. É também no perigeu que nosso satélite natural chega a ficar até 14% mais brilhante no céu.
Três dias depois, vem o afélio da Lua, ou seja, o ponto de sua órbita mais distante do Sol. a quase 152 milhões de quilômetros de distância dele.