Lula diz buscar solução internacional para regulação de redes e pautará tema no G20
Sobre propostas internas, Lula disse que governo estudará projeto enviado por Dino à Casa Civil e citou PL 2630
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista concedida à TV 247 na terça-feira (21.mar.2023), que gostaria de uma solução global para problema de fake news e que levará ao tema na próxima reunião do G20.
"Precisamos encontrar uma solução para o mundo porque não é um problema só de um país. Eu acho que o que vai acontecer a nível de combater fake news é que vai ter que ter uma discussão que envolve outros países", disse o presidente.
"Quero inclusive, na próxima reunião do G20, discutir essa questão das fake news. Quero saber se o mundo pode criar uma discussão, uma decisão global sobre essa questão da fake news."
NO BRASIL. Sobre as propostas de regulação dentro do Brasil, Lula disse que o governo estudará um projeto que o ministro da Justiça, Flávio Dino, enviou à Casa Civil, e citou também o projeto que está sendo discutido na Câmara que tem como relator o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), o PL 2630.
"Nós vamos discutir internamente, acho que a gente tem que envolver a sociedade, todo mundo ligado à internet para debater, porque a gente não pode deixar de reconhecer a importância da internet", afirmou o presidente.
Em 13.mar, o ministro Flávio Dino disse que estava concluindo o debate entre MJ e Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e que o projeto já tinha linhas gerais definidas.
O plano, segundo Dino, era entregar o projeto a Lula na semana seguinte (esta agora). Após aval do presidente, o texto será remetido à Câmara dos Deputados.