Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luzes misteriosas são flagradas no céu dos EUA; o que seriam?

Imagem no céu dos estados da Califórnia e Oregon assustou moradores e viralizou nas redes sociais

20 mar 2023 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários
Luzes podem ser lixo espacial queimando na atmosfera
Luzes podem ser lixo espacial queimando na atmosfera
Foto: Reprodução/Instagram

Faixas de luzes misteriosas assustaram residentes dos estados da Califórnia e de Oregon, nos EUA, na última sexta-feira (19). Os registros viralizaram nas redes sociais.

Um usuário no Instagram escreveu:

"Parece exatamente com o ônibus espacial Columbia, quando ele queimou na reentrada", se referindo ao acidente ocorrido em 2003 no qual a nave se desintegrou ao reentrar na atmosfera sobre o Texas e a Louisiana, matando todos os sete astronautas a bordo.

Veja registro do incidente de 2003:

A nave foi destruída ao reentrar na atmosfera após uma missão científica de 16 dias
A nave foi destruída ao reentrar na atmosfera após uma missão científica de 16 dias
Foto: Wikimedia Commons/Domínio público

A imagem assusta, mas, segundo Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica de Harvard, não deve gerar alarde. Afinal, os rastros luminosos muito provavelmente são apenas lixo espacial queimando ao retornar para a atmosfera terrestre.

O especialista fez uma postagem em seu Twitter mostrando alguns exemplos de aparelhos que viram descarte após o fim de suas respectivas missões científicas no espaço.

Naves alienígenas podem ter visitado sistema solar, diz chefe do Pentágono

Naves extraterrestres podem ter se aproximado do planeta Terra, liberado diversas sondas no espaço e ido embora. Este seria um método de exploração semelhante ao da Nasa no estudo de outros planetas. 

É o que afirmaram na semana passada Sean Kirkpatrick, diretor do Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono, e Abraham Loeb, presidente do departamento de astronomia da Universidade de Harvard. O artigo deles ainda será submetido a uma revisão por pares.

No texto, os especialistas dizem que o processo de liberação de sondas pode ser comparado à planta dente-de-leão. Esta solta várias sementes flutuantes ao ser atingida por um sopro. Por isso, astrônomos não seriam capazes de registrar o fenômeno. 

"Um objeto interestelar artificial pode potencialmente ser uma nave-mãe que libera muitas pequenas sondas durante sua passagem próxima à Terra, uma construção operacional não muito diferente das missões da Nasa", diz o artigo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade