Macaco, louva-a-deus e mais: veja as melhores fotos da natureza em 2024
Fundação Wikimedia apresenta a seleção das imagens mais impactantes de 2024, por meio do projeto Wiki Loves Earth
Os animais em posições ou comportamentos surpreendentes se tornam virais diariamente nas redes sociais, como aconteceu com os lobos polinizadores. Agora, a Fundação Wikimedia apresenta a seleção das imagens mais impactantes de 2024, por meio do projeto Wiki Loves Earth.
Entre as imagens escolhidas para o concurso, estão vistas deslumbrantes da Turquia, porém em constante perigo devido ao aquecimento global. Também se selecionou o voo de aves raras. Além disso, uma das divisões inclui os melhores registros realizados especificamente no Brasil.
A equipe de avaliadores da Wikimedia examinou mais de 80 mil fotografias, produzidas em 56 países e enviadas por aproximadamente 4 mil fotógrafos (era permitido o envio de mais de uma imagem por competidor). A escolha principal destacou 20 imagens, categorizadas em paisagem e close-up.
Veja as 3 paisagens naturais mais incríveis, por Wiki Loves Earth:
1. Lago Burdur, na Turquia
O primeiro lugar é uma vista aérea do Lago Burdur, repleto de espécies de aves nativas da Turquia. Embora o ecossistema tenha grande relevância, "as fontes de água doce que abastecem o lago nas proximidades, que é impactado negativamente pela mudança climática global, estão secar diariamente", declara o autor do registro, conhecido como Rotadefterim (a maioria dos nomes são abreviados pelos autores na Wikipédia), destacando a relevância do registro. No futuro, o cenário pode ser bastante distinto.
2. Vale Karynzharyk, no Cazaquistão
A imagem que ficou em segundo lugar é de uma reserva natural situada no vale Karynzharyk, no Cazaquistão. O corpo de jurados ressalta a habilidade do fotógrafo Мaксат79 em criar uma imagem única e detalhada, sem prejudicar a nitidez das montanhas e das rochas locais.
3. Vila de Yaylalar, na Turquia
A terceira fotografia também é proveniente da Turquia, porém, desta vez, a paisagem é completamente distinta entre as montanhas, com os picos cobertos de neve. Ali, também se pode notar um pequeno grupo de pessoas. Trata-se de uma imagem singular da vila de Yaylalar, capturada por Ismailtasgeldi.
Na categoria macro ou close-up, a Fundação Wikimedia escolheu principalmente animais, insetos e outros seres em seus habitats naturais, de uma maneira nunca antes registrada. Agora, veja a lista dos três primeiros:
1. Veado-vermelho, na Itália
O veado-vermelho (Cervus elaphus), fotografado por Michele Illuzzi no Parque Nacional de Abruzzo, na Itália, foi o vencedor do concurso. "Depois de uma intensa chuva de verão, a bruma ao longo do Rio Sangro criou um cenário surreal, ocultando o macho alfa, que me fitou por alguns instantes com seu olhar austero, antes de se perder na bruma ao longo da margem do rio", explica o fotógrafo.
2. Poupa-eurasiática, na República Tcheca
Na República Tcheca, a ave poupa-eurasiática (Upupa epops) é reconhecida pela sua majestade, mesmo estando seriamente em risco de desaparecer. A imagem do casal, capturada por Luckhy86, integra uma ação destinada a recuperar e preservar a espécie.
3. Louva-a-deus, na Turquia
A dupla de louva-a-deus (Empusa pennata) parece flutuar numa corda bamba, digna de um espetáculo circense, no parque natural Kapıçam. O registro curioso foi realizado pelo fotógrafo Mkrc85.
Fotos mais incríveis do Brasil em 2024
No âmbito da iniciativa Wiki Loves Earth, foram escolhidas 14 imagens que evidenciam as maravilhas naturais do país e suas espécies singulares. A diferença é que, nesta categoria, não existe uma sequência pré-estabelecida de preferência. Em seguida, veja três dos registros que merecem destaque:
1. Parque Estadual do Utinga
A imagem do Parque Estadual do Utinga, capturada por José Menezes Neto (Ins4nixshots), chama a atenção pelo peculiar "macaco voador" e suas peripécias nesta área de preservação ambiental, localizada em Belém, no Pará. Trata-se de um autêntico macaco-de-cheiro (Saimiri sciureus) em atividade.
2. Parque Estadual da Ilha do Cardoso
A fotógrafa Mariane BS Novelli, diretamente do Parque Estadual da Ilha, realizou um impressionante registro aéreo da praia quase inóspita, com exceção dos solitários boto-cinza (Sotalia guianensis) e tartaruga-verde (Chelonia mydas). A área localiza-se no litoral sul de São Paulo, na fronteira com o Paraná.
3. Parque Nacional Guaricana
Outra imagem do Brasil escolhida pelo projeto foi tirada no Parque Nacional Guaricana, localizado no Paraná. Na fotografia, Luiz Alves registra um instante em que a ave urutau-comum (Nyctibius griseus) se disfarça, assemelhando-se mais ao tronco de uma árvore. No idioma tupi, urutau é traduzido como "ave fantasma".