Maior dente de titanossauro do mundo é de cidade mineira
Dente fossilizado, que tem cerca de 8 cm, incluindo a coroa e parte da raiz, possui um formato semelhante ao de um lápis
Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anunciaram a descoberta do maior dente de titanossauro já encontrado no mundo.
O achado, que ocorreu há mais de uma década durante escavações no Geossítio Serra da Galga, na cidade minera de Uberaba, foi recentemente documentado em um artigo publicado na revista científica Cretaceous Research.
O dente fossilizado, que tem cerca de 8cm, incluindo a coroa e parte da raiz, possui um formato semelhante ao de um lápis e exibe desgaste em uma de suas faces.
O que realmente impressiona os especialistas é o tamanho da coroa, que mede 6,2 cm. O paleontólogo da UFTM, Thiago Marinho disse ao g1 que essa parte do dente é "o que demonstra ser o maior dente de titanossauro do mundo".
A descoberta ocorreu na mesma escavação onde foram encontrados ossos do Uberabatitan ribeiroi, a maior espécie de dinossauro já encontrada em território brasileiro, com um comprimento estimado de pelo menos 27 metros.
Os outros dois dentes encontrados, de possíveis titanossauros juvenis, possuem 4,38 cm (B) e 2,39 cm (D na imagem). Em geral, os dentes não se encontram bem preservados, com desgaste no esmalte ou partes faltantes.
A partir dos dentes é possível inferir outras características da espécie. “Conseguimos analisar pelas marcas de desgaste dos dentes o tipo de vegetação que esse animal consumia e chegamos à conclusão de que eles comiam algumas plantas mais macias, pois não riscavam tanto os dentes. Por causa das marcas, sabemos que a dieta do juvenil era parecida com a do adulto”, explicou Julian Silva Junior, co-autor do estudo, ao jornal da USP.
Embora não seja possível confirmar se o dente pertence ao Uberabatitan ribeiroi, Marinho observou que, como também é um titanossauro gigante, existe a possibilidade de que o dente esteja relacionado a essa espécie.
O dente de titanossauro, juntamente com outros fósseis descobertos na região, agora faz parte do acervo do Centro de Pesquisas Paleontológicas "Llewellyn Ivor Price", da UFTM, uma das coleções paleontológicas mais importantes da América Latina.
Uberaba, conhecida como a "Terra dos Dinossauros", se destaca como um polo de pesquisa em paleontologia no Brasil, especialmente na região da comunidade rural de Peirópolis, onde está localizado o Museu do Dinossauro.