Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior iceberg do mundo está a caminho de sua destruição; veja imagens

Trajetória do A-76A pode levá-lo para as águas quentes próximas ao Equador

11 nov 2022 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários
O iceberg manteve seu enorme tamanho à medida que se movia na turbulenta passagem entre a Antártida e a América do Sul.
O iceberg manteve seu enorme tamanho à medida que se movia na turbulenta passagem entre a Antártida e a América do Sul.
Foto: Observatório da Terra / Nasa

Imagens de satélite da Nasa mostram o maior iceberg do mundo, conhecido como A-76A, se deslocando em um curso acelerado em direção ao que pode significar seu eventual desaparecimento. As fotos foram divulgadas dia 4 de novembro no site do Observatório da Terra

A gigantesca placa de gelo tem cerca de 135 quilômetros de comprimento e 26 quilômetros de largura (quase duas vezes o tamanho de Londres) e é o maior fragmento do maior iceberg anterior do mundo: ele é um pedaço do A-76, que se desprendeu do lado oeste da plataforma de gelo Ronne da Antártida em maio de 2021 e posteriormente foi quebrado em três pedaços: A-76A, A-76B e A-76C. 

A captura do Observatório da Terra foi feita em 31 de outubro, e o A-76A estava  flutuando na foz da Passagem de Drake, uma hidrovia profunda que conecta os oceanos Pacífico e Atlântico entre o Cabo Horn na América do Sul e as Ilhas Shetland do Sul, na Antártida.

Apesar de ter permanecido intacto desde que se desprendeu há um ano, segundo a Nasa, quando os icebergs entram na Passagem de Drake, normalmente são rapidamente arrastados para o leste por correntes oceânicas muito fortes, antes de serem levados para o norte em águas mais quentes, próximo ao Equador — o que pode fazer com que derretam completamente.

Maior placa de gelo pode estar caminhando para o seu fim
Maior placa de gelo pode estar caminhando para o seu fim
Foto: Observatório da Terra / Nasa

É importante destacar que icebergs não são gelo marinho; são fragmentos flutuantes de geleiras ou plataformas de gelo, enquanto o gelo marinho é água do mar congelada que flutua na superfície do oceano.

De acordo com a publicação, a trajetória do o A-76A sugere que ele seguirá mais para o norte na hidrovia já nas próximas semanas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade