Mais de 2 toneladas de baterias lançadas da ISS queimarão na atmosfera da Terra; saiba quando
Carga de baterias usadas foi liberada pela Estação Espacial Internacional em 2021
Uma plataforma de quase 3 toneladas carregando baterias usadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) está em rota de colisão com a Terra e deve atingir nossa atmosfera ainda nesta sexta-feira (8).
Descartada em março de 2021, a carga, conhecida como Exposed Pallet 9 (EP9), é um dos objetos mais massivos já soltos pela estação, com um peso de aproximadamente 2,9 toneladas.
O descarte faz parte de uma prática rotineira de liberação espacial de equipamentos usados, que geralmente se desintegram de forma inofensiva ao reentrar na atmosfera terrestre.
O fenômeno deve ser visível na Alemanha, com possibilidade rastros luminosos ou até um estrondo no céu. O Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres, juntamente com o Centro Nacional de Alerta do país, informaram em um comunidado que a carga deve entrar na atmosfera entre o meio-dia de hoje e de amanhã no horário local.
No horário de Brasília, o intervalo fica das 8 da manhã desta sexta às 8 da manhã de sábado. É baixa probabilidade de que destroços atinjam o solo.
O rastreador de satélites Marco Langbroek avistou a carga de baterias enquanto ela passava pelos Países Baixos e publicou um vídeo da trajetória do X (ex-Twitter).
In a very clouded sky, I nevertheless managed to capture the #ISS EP Battery that will reenter tomorrow, as a bright and fast object.
From Leiden, the Netherlands, WATEC 902H2S + 1.2/50 mm pic.twitter.com/baKDfT1wWU
— Dr Marco Langbroek (@Marco_Langbroek) March 7, 2024
A EP9 foi entregue à ISS pelo veículo HTV-9 (Kounotori 9) do Japão em 20 de maio de 2020, substituindo as antigas baterias de Níquel-Hidrogênio da estação por baterias de Íon-Lítio.