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Mais de 60% dos veículos serão movidos por IA nos próximos cinco anos, diz estudo

Inteligência Artificial ainda pode ser empregada em outros campos da indústria automotiva, como a manutenção preditiva

25 out 2024 - 15h34
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Carros autônomos são exemplos de implementação de inteligência artificial em veículos
Carros autônomos são exemplos de implementação de inteligência artificial em veículos
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Um relatório da Globant fez uma análise detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do setor automotivo nos próximos cinco anos. O resultado da estimativa foi que, até 2029, mais de 60% dos veículos utilizarão inteligência artificial  (IA), melhorando a eficácia operacional e a experiência do consumidor.

Segundo o relatório o setor automotivo enfrenta alguns desafios, como ineficiências nos procedimentos internos e ausência de personalização na interação com os clientes, questões que levam a perdas significativas de receita e a uma experiência de compra insatisfatória para os clientes.

Sobre esses desafios, Álvaro Pujals, parceiro de Hacking de Negócios da Globant, comentou: "A IA nos permite não apenas aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar de forma significativa as operações empresariais. Isso ressalta o imenso potencial dessa tecnologia para transformar o setor automotivo, especialmente no que tange à eficiência e à personalização”. 

As projeções de mercado mostraram que a aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027. Simultaneamente, o mercado de inteligência artificial Generativa (GenAI) no setor industrial pode atingir US$ 3,9 milhões até 2034, de acordo com informações da Predence Research.

O relatório também investigou como a IA pode ser empregada em outros campos da indústria automotiva, como a manutenção preditiva e a criação de veículos conectados. Assim, a aplicação da tecnologia nesses procedimentos possibilita o acompanhamento em tempo real do desempenho dos veículos, a previsão de falhas antes de acontecerem e a oferta de soluções de manutenção mais acuradas, diminuindo os gastos com manutenção e potencializando a segurança.

A transformação digital, realizada pela Globant, possibilitou à Nissan, por exemplo, atrair mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando 2 mil leads qualificados. A companhia introduziu um sistema de reservas online para o Nissan Ariya, possibilitando aos clientes a pré-reserva do veículo em apenas três passos extremamente ágeis, todos finalizados em menos de 15 segundos.

“Nossa missão é apoiar as empresas do setor automotivo a explorar o potencial dessa tecnologia para criar operações mais ágeis e experiências de consumo cada vez mais envolventes”, disse Pujals.

Fonte: Redação Byte
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