Mais esperto que uma criança da 5ª série? Cefalopode consegue resolver desafio feito para crianças
O chamado "teste do marshmallow" foi desenvolvido para medir nossa capacidade de esperar, mas é útil para muito mais.
Medir a inteligência dos animais não é uma tarefa fácil, mas muitos pesquisadores se dedicam a responder essa questão. E as respostas frequentemente são surpreendentes. Um dos exemplos mais recentes é o da sépia-comum, um animal capaz de superar testes desenvolvidos para crianças humanas.
Invertebrados inteligentes
As sépias-comuns (Sepia officinalis) são capazes de superar o "teste do marshmallow", um teste originalmente desenvolvido para crianças pequenas. Esse teste mede a capacidade de esperar por uma recompensa, mas pode ser utilizado como um indicador da inteligência desses animais.
O "teste do marshmallow"
Na versão original do teste, uma guloseima é oferecida a uma criança, e ela é informada de que, se não comê-la imediatamente, receberá mais depois de um tempo. Aqueles capazes de adiar a gratificação, aguardando por uma recompensa maior, são os que passam no teste.
Os pesquisadores precisaram adaptar esse teste para seu uso em sépias. Os animais eram apresentados a dois tipos de alimento, sendo um mais desejado que o outro, atrás de portas marcadas com formas simples (círculos, quadrados, etc.). As sépias foram treinadas para compreender que essas formas indicavam se as portas seriam abertas após um intervalo de tempo mais longo ou mais curto.
Detalhes
Quando as sépias comiam a primeira presa, os pesquisadores removiam a segunda, mais apetitosa. No entanto, isso raramente foi necessário, pois as sépias conseguiram aprender que a paciência resultava em uma ...
Matérias relacionadas
Por que a luz solar não ilumina o espaço: resolvendo a pergunta que uma criança enviou à ISS
Peixe assustador surpreende mergulhadores próximo à superfície