Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais IA, zoom ótico e dobráveis; o que esperar dos celulares em 2024

Reunimos as inovações e tendências que podem moldar a próxima geração de celulares que vão chegar no mercado a partir deste ano

2 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Tecnologias de inteligência artificial farão seu celular se transformar em um verdadeiro assistente
Tecnologias de inteligência artificial farão seu celular se transformar em um verdadeiro assistente
Foto: Reprodução/Unsplash

O ano de 2023 foi marcante para a indústria de celulares, com diversos lançamentos e tendências que podem apontar para o que vem por aí. Com a chegada de 2024, as expectativas crescem em torno das tecnologias emergentes e aprimoramentos que definirão os novos modelos.

Para este ano, esperamos mais protagonismo da inteligência artificial generativa nos telefones graças a chips mais potentes; mais desempenho gráfico; a popularização de câmeras periscópicas para zoom ótico de alta qualidade; e mais maturidade no mercado de dobráveis para talvez, finalmente, consolidar essa tecnologia perante o grande público.

O avanço da inteligência artificial

Sem dúvida, a inteligência artificial generativa será a grande protagonista do próximo ano. Com o rápido desenvolvimento de chips como o Snapdragon 8 Gen 3, MediaTek Dimensity 9300 e Samsung Exynos 2400, os smartphones estão se tornando mais inteligentes e capazes de realizar tarefas complexas rapidamente.

Podemos esperar funções avançadas de edição de fotos, tradução em tempo real durante chamadas e a expansão das bordas de fotos e vídeos usando IA.

O zoom dos celulares da próxima geração vai deixar fotos como essa cada vez mais comuns
O zoom dos celulares da próxima geração vai deixar fotos como essa cada vez mais comuns
Foto: Reprodução/Unsplash

Um salto em desempenho e potência

Os celulares de 2024 prometem oferecer um aumento significativo no desempenho graças a novas CPUs e aprimoramentos nos chips gráficos. No entanto, este aumento de poder vem acompanhado de preocupações sobre a eficiência energética e a estabilidade do desempenho a longo prazo.

No entanto, as marcas estão respondendo com baterias maiores e mais eficientes, indicando que os aparelhos não só serão mais poderosos mas também capazes de suportar as demandas de energia dessas novas tecnologias.

Por que 2024 será o melhor ano para ver auroras boreais? Por que 2024 será o melhor ano para ver auroras boreais?

Tudo vai ficar mais pertinho

O ano novo pode marcar a popularização das câmeras periscópicas em smartphones. Este avanço permitirá zoom ótico de alta qualidade sem comprometer o design do dispositivo.

Marcas como Vivo (não a operadora telefônica, mas a fabricante chinesa de mesmo nome), Huawei e Samsung já exploram essa tecnologia e espera-se uma adoção mais ampla e melhorias contínuas na qualidade de imagem e capacidades de zoom.

Intermediário premium

O segmento de intermediários continuará a crescer em 2024, trazendo características antes exclusivas dos celulares topos de linha para um público mais amplo.

A expectativa é de que esses dispositivos ofereçam um equilíbrio ideal entre preço e performance, com adições como carregamento rápido, câmeras de alta qualidade e designs cada vez mais sofisticados.

Desde essa época, o celular dobrável tenta se firmar no mercado. Será que agora vai?
Desde essa época, o celular dobrável tenta se firmar no mercado. Será que agora vai?
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O dobrável voltou para ficar?

O mercado de smartphones dobráveis está amadurecendo, com mais opções chegando a diferentes faixas de preço. O sucesso de linhas como o Samsung Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip sugere que 2024 trará inovações tanto em termos de design quanto de acessibilidade, tornando a tecnologia dobrável mais próxima do público geral.

A questão é que essa promessa vem sendo feita já há alguns anos. Será que 2024 vai ser o ano do celular dobrável?

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade