Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais tempo de tela significa menos conversa entre pais e filhos, conclui estudo

Pesquisa com mais de 200 famílias na Austrália mostrou que em quase todas as idades, o aumento do tempo de tela silenciava as conversas

4 mar 2024 - 16h14
Compartilhar
Exibir comentários
Crianças que usam dispositivos eletrônicos na hora de dormir têm mais chances de sofrer de distúrbios do sono
Crianças que usam dispositivos eletrônicos na hora de dormir têm mais chances de sofrer de distúrbios do sono
Foto: Jelena Stanojkovic | Shutterstock / Portal EdiCase

Mais tempo de tela significa menos conversa entre pais e filhos, conclui estudo publicado nesta segunda-feira (4) na revista Jama Pediatrics. A pesquisa mostra que os jovens que passam mais tempo com eletrônicos falam menos, ouvem menos e trocam menos ideias com os adultos. 

O novo estudo, liderado por Mary E. Brushe, pesquisadora do Telethon Kids Institute da Universidade da Austrália Ocidental, reuniu dados de 220 famílias na Austrália do Sul, Austrália Ocidental e Queensland com crianças nascidas em 2017.

Uma vez a cada seis meses — até completarem três anos — as crianças usavam camisetas ou coletes com pequenos processadores digitais de linguagem que rastreavam automaticamente sua exposição a certos tipos de ruído eletrônico, bem como a linguagem falada pela criança, pelos pais ou por outro adulto.

Os pesquisadores estavam atentos a três medidas de linguagem: palavras faladas por um adulto, vocalizações infantis e movimentos na conversa. Eles modelaram cada medida separadamente e ajustaram os resultados por idade, sexo e outros fatores, como o nível de escolaridade da mãe e o número de filhos em casa.

Quem inventou o computador? Quem inventou o computador?

Os pesquisadores descobriram que, em quase todas as idades, o aumento do tempo de tela silenciava as conversas. 

Quando as crianças tinham 18 meses de idade, cada minuto adicional de tempo de tela estava associado a 1,3 menos vocalizações infantis, por exemplo, e quando tinham 2 anos, um minuto adicional estava associado a 0,4 voltas a menos na conversa.

As associações negativas mais fortes surgiram quando as crianças tinham 3 anos – e eram expostas a uma média de 2 horas e 52 minutos de tela diariamente. Nessa idade, apenas um minuto adicional de tempo de tela foi associado a 6,6 menos palavras, 4,9 menos vocalizações infantis e 1,1 menos voltas na conversa.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade