PUBLICIDADE

"Mapa-múndi" de Marte permite ver todo o planeta vermelho

Mapa foi construído a partir de 3.000 observações feitas pela sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos

18 abr 2023 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários
O mapa do planeta Marte, que uniu 3.000 fotos feitas pela sonda Hope, dos Emirados Árabes
O mapa do planeta Marte, que uniu 3.000 fotos feitas pela sonda Hope, dos Emirados Árabes
Foto:

Pesquisadores do Centro de Ciências Espaciais da Universidade de Nova York em Abu Dhabi (NYUAD), nos Emirados Árabes Unidos, divulgaram, no início do mês, um mapa de Marte com detalhes nunca vistos antes. 

A imagem principal foi gerada a partir de fotos criadas exclusivamente pelo o Emirates Exploration Imager (EXI), um sistema de fotografia de última geração a bordo da sonda Hope, lançada e 2020 e que orbita o planeta vermelho desde 2021.

O Mapa de Marte combina mais de 3.000 observações, produzidas pelo instrumento EXI a bordo da sonda. Os pesquisadores criaram um unindo as milhares de fotos do instrumento ao longo de um ano marciano (dois anos terrestres).

Em um comunicado à imprensa, Dimitra Atr, cientista e pesquisador da NYUAD, disse que a ideia da equipe de pesquisa era disponibilizar o mapa como parte do novo e mais avançado Atlas de Marte. 

"A esperança é que essa acessibilidade o torne uma ótima ferramenta para pesquisadores e também estudantes aprenderem mais sobre Marte e mostrem as possibilidades que o setor espacial nos Emirados Árabes Unidos pode oferecer”, afirmou. 

Mapa de Marte

A imagem, semelhante às da Terra, que normalmente estudamos na escola durante aulas de geografia, mostram regiões e características do planeta vermelho, com destaque para alguns detalhes como calotas polares, montanhas, vulcões, remanescentes de rios antigos, lagos, vales e crateras de impacto.

Segundo os cientistas, mapas altamente detalhados são uma base essencial para estudos futuros sobre Marte.

Eles acreditam que o mapa permitirá ainda que pesquisadores aprendam sobre mudanças importantes no clima que podem alterar fundamentalmente os planetas — o que fornecerá informações que também podem nos ajudar na Terra. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade