Maquiagem de Brendan Fraser em "A Baleia" pesava 130 kg; saiba mais
Ator Brendan Fraser utilizou próteses para aparentar ter mais de 200 quilos; trabalho levava mais de seis horas de caracterização
O ator Brendan Fraser, que levou a estatueta do Oscar de melhor ator, neste domingo (13), por sua atuação no filme “A Baleia”, enfrentou 130 quilos de próteses e mais de seis horas de caracterização para dar a vida ao personagem Charlie, que vive com obesidade mórbida. O trabalho foi recompensado e a produção também recebeu o Oscar na categoria de melhor maquiagem.
O processo de criação do personagem gerou uma mudança drástica na aparência física do ator. Conhecido pelos filmes “A Múmia” e “George, o Rei da Floresta”, Brendan Fraser precisou ganhar peso para protagonizar “A Baleia”.
O maquiador responsável pela caracterização do ator, Adrien Morot, afirmou à imprensa que o maior desafio era produzir algo realista e respeitoso. O profissional disse que foram criadas várias próteses diferentes, feitas por uma impressora 3D.
Após a montagem das próteses, as partes eram pintadas com spray e usadas de acordo com a necessidade de cada cena.
"Tínhamos duas peças faciais, uma para a frente e outra para trás, indo até a parte superior do peito", disse Morot à Entertainment Weekly.
"Então, na maioria dos dias, ele tinha os braços que iam da ponta dos dedos até o ombro, que meio que se sobrepunham ao peitoral. Então ele tinha isso dos dois lados e depois tinha nas pernas, que iam até a cintura”.
De acordo com Adrien Morot, o ator Brendan Fraser ressaltou que confiava nele, que é o especialista na caracterização. Fraser só pediu que a caracterização fosse respeitosa, pois não queria que parecesse uma piada.
Veja abaixo parte do processo de caracterização:
New timelapse video of Brendan Fraser's transformation for 'THE WHALE'.
(Via: https://t.co/LYBw2txwj4) pic.twitter.com/WigupSpxO3
— CoveredGeekly (@CoveredGeekly) February 22, 2023