PUBLICIDADE

Material radioativo desaparecido em SP oferece risco à saúde, diz governo

Um veículo com o material foi furtado no último domingo (30), na zona leste de São Paulo

5 jul 2024 - 16h24
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: ar130405 - pixabay / Flipar

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou na última quinta-feira (4), via nota oficial, que um veículo com carga radioativa foi furtado em São Paulo no último domingo (30).

"Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) essa fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente", diz a nota.

A CNEN esclarece que o material furtado "está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente". Entretanto, a Comissão destaca que qualquer tipo de manipulação indevida do material por tempo prolongado pode causar danos à saúde.

De acordo com a reportagem do g1, o furto foi registrado no 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, na Zona Leste de São Paulo e está sendo investigado pela Polícia Civil

A Comissão, que faz parte do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação, informou que o veículo furtado transportava uma fonte geradora de radiofármacos e "4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos".

O material tinha destino às cidades de Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina.

A CNEN solicita que, caso os materiais sejam encontrados, a Comissão seja informada imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, e também, a Polícia. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade