Mattel e Google relançam o lendário 'View-Master'
Gerações de crianças deslizaram discos de papelão em grossas lentes de plástico para ver em três dimensões seus contos favoritos ou países do mundo. Agora a Mattel e o Google reinventam os outrora visionários "View-Master", em uma releitura digital.
A fabricante de brinquedos e o gigante da Internet anunciaram nesta sexta-feira uma parceria que lançará ao mercado, no outono no hemisfério norte, uma nova versão dessas lentes que trabalham combinadamente com um aplicativo para smartphones.
As lentes prometem uma experiência de imersão, permitindo aos usuários a ver as "fotosferas" em 360 graus de monumentos, planetas e lugares famosos.
O primeiro "View-Master" foi apresentado em uma feira internacional em 1939, em Nova York. O aparelho servia para ver mini-slides integrados nos discos dentados de papelão.
Para cada imagem eram utilizados dois slides, posicionados diametralmente opostos no disco, um na frente de cada olho. Isto permitia convertê-la em uma imagem tridimensional de locais turísticos, cartões postais, e logo vieram os personagens da Disney, cenas de filmes, séries televisivas, entre outros.
"Combinar a tecnologia e a inovação com um brinquedo clássico oferece às crianças uma experiência melhorada, com oportunidade de jogos imaginários, por meio de novos conteúdos gerados digitalmente", comentou Doug Wadleigh, um responsável da Mattel, por meio de um comunicado.
A nova versão rodará em smartphones equipados com Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google.
Será comercializado por 29,99 dólares com um disco integrado com uma galeria de imagens clássicas, uma viagem ao espaço em um foguete e imagens em 360 graus de lugares. Os pacotes de discos adicionais serão vendidos a 14,99 dólares.