MediaTek projeta chip com tecnologia da Arm para laptops com IA da Microsoft, dizem fontes
A gigante taiwanesa de design de chips MediaTek está desenvolvendo um chip de computador pessoal baseado na tecnologia da Arm que executará o sistema operacional Windows da Microsoft, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto.
No mês passado, a Microsoft apresentou uma nova geração de laptops com chips projetados com a tecnologia da Arm Holdings, que fornecem potência suficiente para executar os aplicativos de inteligência artificial (IA) que, segundo executivos, são o futuro da computação para o consumidor. O chip MediaTek é voltado para esse esforço.
Os planos da empresa de software têm como alvo a Apple, que lançou seus próprios chips baseados em tecnologia da Arm para computadores Mac por aproximadamente quatro anos. E a decisão da Microsoft de otimizar o Windows para Arm pode ameaçar o domínio de longa data da Intel no mercado de computadores pessoais.
A MediaTek e a Microsoft não quiseram comentar.
As ações da MediaTek, listadas em Taiwan, fecharam em alta de 2,4% nesta quarta-feira, superando o ganho de 1,2% do índice mais amplo.
O chip MediaTek para computadores pessoais deve ser lançado no próximo ano, após o término do acordo exclusivo da Qualcomm para o fornecimento de chips para laptops, disseram duas das fontes. O chip é baseado nos designs prontos da Arm, o que pode acelerar significativamente o desenvolvimento, pois é necessário menos trabalho de design usando componentes de chip prontos e testados.