Medo da guerra ativou um plano no Japão: como esvaziar suas ilhas mais próximas de Taiwan em seis dias
Proximidade com Estreito de Taiwan, assim como crescente presença da China nas águas próximas, fazem com que sensação seja de ameaça constante
Duas notícias nos últimos meses acabaram trazendo algo revelador. A primeira delas veio no final de janeiro, quando muitas das Ilhas Sakishima (as mais próximas de Taiwan) começaram uma série de exercícios de evacuação num fim de semana qualquer. Logo depois, o Japão tomou uma decisão histórica: implantar mísseis de longo alcance em algumas dessas ilhas. Alcance suficiente para chegar à China. Agora, diante das dúvidas sobre um conflito militar, os japoneses oficializaram um plano.
Missão de evacuação
O Japão apresentou pela primeira vez um plano formal para evacuar mais de 100 mil civis, entre moradores e turistas, de ilhas remotas próximas a Taiwan, especificamente o arquipélago de Sakishima, localizado na ponta sudoeste do país. O plano surge em meio à crescente tensão militar no Estreito de Taiwan, onde a ameaça de uma possível invasão chinesa tem levantado preocupações em Tóquio e na comunidade internacional.
Para ser exato, a medida contempla a evacuação de aproximadamente 110 mil moradores e 10 mil turistas, por meio da mobilização de navios e aviões para oito prefeituras nas regiões oeste e sudoeste do Japão, com o objetivo de concluir a operação num prazo máximo de seis dias. Os evacuados seriam inicialmente transferidos para a ilha de Kyushu e de lá distribuídos para diferentes destinos que já estão sendo preparados com acomodações temporárias.
Preparativos e exercícios militares
Os exercícios de preparação foram realizados, mas sem grandes explicações sobre o ...
Matérias relacionadas