Mergulhador encontra presa de 10 milhões de anos de animal extinto; veja qual
Os mastodontes viveram na América do Norte até sua extinção, entre 10 e 11 mil anos atrás
No final de maio, um mergulhador descobriu, em Venice Beach, na Flórida, uma presa de mastodonte de mais de um metro e meio de comprimento, com mais de 10 milhões de anos de idade.
Um mergulhador descobriu, em Venice Beach, na Flórida, uma presa de mastodonte de mais de um metro e meio de comprimento, que se acredita ter entre 10 milhões e 500 mil anos de idade.
- Os mastodontes são animais pré-históricos da família mammutidae;
- São distantemente relacionados com os elefantes que conhecemos hoje em dia;
- Eles habitavam a América do Norte e Central do Mioceno até a sua extinção no final do pleistoceno, entre 10 mil e 11 mil anos atrás.
Alex Lundberg, de 29 anos, aproveitava a praia quando descobriu o fóssil. O achado foi encontrado no final de maio. Ao The Sun, ele disse que notou uma pequena parte da presa exposta na areia e começou a cavar até achar a peça completa.
A presa, que normalmente teria apenas alguns centímetros de comprimento, está intacta e em bom estado de conservação. Ela pesa cerca de 27 kg.
Lundberg, que é um caçador de fósseis amador, acredita que o achado possa valer até US$ 5 mil (algo em torno de 25 mil reais).
Ele planeja compartilhar sua descoberta com o Museu de História Natural da Flórida para determinar seu valor científico.
A descoberta de Lundberg é considerada "super rara", pois fósseis de mastodontes são raramente encontrados na Flórida. Acredita-se que a presa tenha sido preservada por milhões de anos devido às mudanças na costa do estado ao longo do tempo.