Mesmo sem bitcoins, MtGox continuou câmbio por duas semanas
Durante a sessão sobre a falência do site de câmbio, foi confirmado o desaparecimento de 744 mil moedas virtuais do site
O site MtGox continuou negociando o câmbio do Bitcoin por duas semanas mesmo sem ter nenhuma moeda virtual disponível para transação. Um documento com a audiência do CEO da empresa, Mark Karpeles, no tribunal do Texas sobre a falência da empresa foi publicado pelo jornal inglês The Guardian. Durante a sessão, o executivo confirmou o desaparecimento das moedas em seu site. “No dia 7 de fevereiro de 2014, todos as negociações de bitcoin foram interrompidas pelo MtGox devido a um roubou ou desaparecimento de centenas de milhares de bitcoins de propriedade dos clientes da MtGox, assim como da própria MtGox”, afirmou Karpeles.
Mesmo com o desaparecimento das moedas, o site continuou operacional por mais duas semanas, até uma investigação interna confirmar uma perda de 744 mil bitcoins que, Karpeles presumiu ser “um método de roubo”. Neste período, a empresa recebeu normalmente pelo câmbio realizado com a moeda; contudo, os compradores da moeda não podiam comprar, apenas vender a moeda no site. Como resultado, o preço da moeda caiu vertiginosamente, afetando as operações da empresa.
Enquanto MtGox apontou o roubo como a razão de sua perda maciça de bitcoin, a empresa apresentou tranquilidade na audiência quanto à razão para a diferença correspondente de US$ 27 milhões entre os depósitos de clientes declarados de caixa e o valor que estava segurando. A notícia ao mesmo tempo em que outras empresas de câmbio confirmam que também tiveram bitcoins roubados, a polonesa Bitcurrex sofreu um ataque na manhã desta sexta-feira.