Meta dá adeus aos criadores: plataforma de efeitos para Instagram será encerrada
Notícia estava circulando nas redes sociais e foi confirmada no blog da empresa
Uma notícia que vem circulando nas redes sociais aponta para o fim da plataforma Meta Spark, responsável por criar filtros de realidade aumentada (RA) para aplicativos como Instagram e Facebook.
A publicação foi feita por um usuário no X (antigo Twitter) e afirma que a Meta encerrará as atividades da plataforma em 14 de janeiro de 2025. Em seu blog, no inicio da manhã desta terça-feira, a empresa confirmou os rumores.
"Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada Meta Spark", diz a publicação.
Criação
Segundo a publicação, os efeitos de RA desenvolvidos por terceiros deixariam de estar disponíveis para os usuários, mas os de propriedade da Meta continuarão disponíveis.
A decisção pode limitar a criatividade e a diversidade de conteúdos nas plataformas da Meta.
Um FAQ interno da empresa indica que a decisão está relacionada ao encerramento do suporte a ferramentas e conteúdos de terceiros na plataforma.
Segundo o comunicado que circula nas redes, na data limite, os efeitos de terceiros não estarão mais visíveis em plataformas Meta como Instagram, Facebook e Messenger. Usuários não verão mais efeitos de RA de terceiros ao acessar a câmera.
A Meta explica ainda que se um usuário do Instagram, Facebook ou Messenger já usou seu efeito de RA — em uma história ou um reel, por exemplo — o conteúdo não será afetado.
No blog, a empresa afirma que esta decisão faz parte de esforços maiores para priorizar os produtos que acreditam e "que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais. Estamos comprometidos em tornar essa transição o mais suave possível", escreveram.