Meta dá o primeiro passo para desmantelar seu sistema de verificação externa - usando um algoritmo do X
As notas da comunidade adicionarão contexto, mas não limitarão a visibilidade das publicações.
Pouco antes de Donald Trump retornar à Casa Branca, Mark Zuckerberg anunciou que a Meta encerraria seu programa de verificação de fatos por terceiros e adotaria um sistema de notas da comunidade, semelhante ao que já existe no X, rede social de Elon Musk, um dos principais aliados do novo presidente.
Com essa mudança, a Meta pretende deixar nas mãos dos usuários a responsabilidade de identificar e contextualizar a desinformação no Facebook, Instagram e Threads.
Quando fez o anúncio, Zuckerberg deixou claro que, apesar da grande aposta nesse novo modelo, sua implementação seria gradual nos Estados Unidos. Não havia, no entanto, qualquer indício de um lançamento na União Europeia, onde a Lei de Serviços Digitais poderia ser um obstáculo para a iniciativa.
Agora, com mais detalhes sobre o lançamento inicial, é possível entender melhor como esse sistema funcionará.
Meta define data para o início do novo sistema
A gigante das redes sociais começou o teste de notas da comunidade no dia 18 de março. A partir dessa data, os primeiros colaboradores do programa começaram a adicionar informações às postagens.
Como funciona o novo sistema?
O sistema de notas da comunidade da Meta permite que usuários adicionem contexto a publicações potencialmente enganosas ou que precisem de mais informações.
No entanto, as notas não serão publicadas imediatamente: elas passarão por um processo de avaliação, que, segundo a Meta, garantirá que as contribuições sejam úteis e reflitam diferentes ...
Matérias relacionadas
Ex-funcionário causou caos na empresa com um "Kill Switch" - agora pode pegar 10 anos de prisão