Meta lança inteligência artificial especializada em conhecimento científico
Galactica, nome da IA, foi treinada com 48 milhões de referências científicas.
A Meta lançou o Galactica, uma inteligência artificial alimentada por artigos cientíticos, capaz de criar papers acadêmicos, resolver fórmulas matemáticas e muito mais.
COMO ASSIM? Sabe o DALL-E 2, que gera imagens a partir de uma descrição em texto, ou o GPT-3, que cria textos inteiros a partir de uma frase? O Galactica é tipo isso, só que para produção acadêmica.
A Meta treinou o algoritmo da inteligência artificial com 48 milhões de papers, materiais de referência e outras fontes de conhecimento científico.
"Isso permite que o Galactica sugira citações e ajude a descobrir papers relacionados", diz a página de demonstração da ferramenta.
Não bastasse resolver fórmulas matemáticas e encontrar papers relacionados, o Galactica cria texto acadêmico a partir de frases.
CUIDADO. No Twitter, Yann LeCunn, cientista-chefe de IA da Meta, comparou o Galactica a um assistente de direção para carros:
"Ele não escreverá papers automaticamente para você, mas reduzirá bastante sua carga cognitiva enquanto vocês os escreve."
No site demonstrativo do Galactica, a Meta aborda algumas limitações do modelo, com destaque para a de veracidade e confiança dos resultados.
Em letras garrafais, a empresa pede para que os usuários "nunca sigam o conselho de um modelo de lingaugem sem verificá-lo".
Você pode brincar com o Galactica e saber mais (incluindo ler o paper que o descreve) neste site.
Via SocialMediaToday, @ylecun/Twitter (ambos em inglês).