Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meta testa verificação de selfies em vídeo para recuperação de contas

Verificação em vídeo para quem precisa recuperar o acesso aos seus perfis está em análise para o Instagram e Facebook

22 out 2024 - 17h45
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Meta está testando a verificação de selfies em vídeo para recuperar o acesso aos perfis, visando evitar fraudes de anúncios e manipulações de contas.
Meta introduz tecnologia para ajudar na recuperação de contas invadidas
Meta introduz tecnologia para ajudar na recuperação de contas invadidas
Foto: NurPhoto/GettyImages

A Meta, dona do Facebook e Instagram, divulgou nesta segunda-feira (21) que está testando a verificação de selfies em vídeo para quem precisa recuperar o acesso aos seus perfis. Com isso, será necessário usar o reconhecimento facial para verificar a identidade dos perfis que perderam o acesso às suas contas, evitando que pessoas públicas tenham as suas imagens usadas em anúncios fraudulentos.

O objetivo da ação é auxiliar usuários que esqueceram a senha e não dispõem do celular para receber um código que possibilita a recuperação do acesso, além daqueles que tiveram suas contas invadidas após serem manipulados a fornecer sua senha a um golpista.

Atualmente, essa proteção está sendo testada por um pequeno grupo de famosos, com planos de expansão para um público maior em dezembro e lançamento oficial em 2025. Além disso, a tecnologia de reconhecimento facial será utilizada para monitorar o uso de deepfakes e imagens fora de contexto.

Monika Bickert, vice-presidente de Políticas de Conteúdo da Meta, afirmou em comunicado: "Queremos ajudar a proteger as pessoas e suas contas e, embora a natureza adversa desse ambiente signifique que nem sempre acertamos, acreditamos que a tecnologia de reconhecimento facial pode nos ajudar a ser mais rápidos, mais precisos e mais eficazes”.

O novo recurso também será utilizado na recuperação de contas, onde o reconhecimento facial irá comparar uma selfie capturada no momento com as imagens de perfil já existentes. Este procedimento de verificação será parecido com o adotado por alguns bancos e não estará disponível para amigos ou outros usuários nas redes sociais.

Depois da verificação, as informações geradas serão eliminadas, assegurando a privacidade dos usuários.

Fraudes em anúncios

A Meta já executa uma avaliação automática de anúncios para detectar conteúdos duvidosos, levando em conta textos, imagens e vídeos. Com o avanço tecnológico, a empresa será capaz de comparar os rostos em anúncios fraudulentos com as imagens de perfil de personalidades públicas. 

Caso ocorra uma coincidência, o anúncio será vetado por infringir as diretrizes da Meta, e os envolvidos serão notificados. Eles poderão desativar a proteção adicional a qualquer instante, acessando a Central de Contas.

Por fim, a Meta afirma que também estuda a possibilidade de ampliar a verificação para contas que se passam por figuras públicas para induzir pessoas a caírem em golpes.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade