Metaforando intima youtuber que o acusa de pseudociência
Vitor Santos, responsável pelo canal sobre linguagem corporal, entrou com um mandado para tirar do ar o vídeo em que o também youtuber Tiago Santineli o chama de "farsa"
Se você não conhece, Vitor Santos é o youtuber responsável pelo Metaforando, que se apresenta como "o maior canal de linguagem corporal do mundo". O tipo de conteúdo que ele mais faz são análises de microexpressões faciais, que indicariam se pessoas envolvidas em polêmicas e crimes estariam mentindo ou não.
Neste mês (fev.2023), Vitor mandou uma intimação extrajudicial ao também youtuber Tiago Santineli por causa de um vídeo com o título "REACT - METAFORANDO É FARSA!".
🚨ATENÇÃO!
VITOR METAFORANDO ENTROU COM MANDADO PRA RETIRAR MEUS VÍDEOS DO BRASIL KKKKKK MESMO DE LONGE CONSIGO VER AS MICROEXPRESSÕES DE CHORO NA CARA DELE 😭 pic.twitter.com/xjLyyVtnjI
— deus 🇦🇴 (@tiagosantineli) February 13, 2023
No react, de mais de 30 minutos, Tiago diz que a análise de microexpressões faciais é uma pseudociência e tira sarro de uma apresentação de stand-up que Vitor fez antes de ser famoso. O vídeo original não está mais disponível para espectadores no Brasil, mas cópias pipocam a toda hora no YouTube.
pra quem não sabe vitinho metaforando é um covarde. mandou intimação extrajudicial ameaçando me processar em 100 mil de indenização caso eu não retirasse o vídeo e no final do documento diz pra eu retirar o vídeo E NÃO COMENTAR EM NENHUM LUGAR QUE ELE QUE PEDIU PRA EU TIRAR!
— deus 🇦🇴 (@tiagosantineli) February 14, 2023
João de Senzi, advogado de influenciadores, streamers e youtubers, disse que o caso é "difícil". "Aparentemente os vídeos possuíam alguns xingamentos e, mesmo não sendo monetizado, haveria ainda dano à imagem. A saída para isso seria comprovar para o juiz que o Metaforando é pessoa pública e, como tal, tem a honra um pouco mais elástica", escreveu.
Vitor Metaforando está processando um Youtuber no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Acho que o Youtuber ainda não se tocou que está sendo processado, tanto que disse que fará mais vídeos.
A juíza impôs ao Google uma multa de até R$60 mil caso não removesse o vídeo. pic.twitter.com/T2RBnWXPaG
— João de Senzi (@joaosenzi) February 14, 2023
Mas há um problema. Aparentemente os vídeos possuíam alguns xingamentos e, mesmo não sendo monetizado, haveria ainda dano a imagem. A saída para isso seria comprovar para o Juiz que o Metaforando é pessoa pública e, como tal, tem a honra um pouco mais elástica. Caso difícil.— João de Senzi (@joaosenzi) February 14, 2023
Críticos de Vitor apontaram que usar a imagem alheia para monetizar é justamente o modelo de negócios do Metaforando.
O metaforando é contra usar imagem indevidamente para monetizar https://t.co/FqRbRu9zTn pic.twitter.com/Ll03JxLoyA
— Maranhense (@maranhense3d) February 14, 2023
Esta é a segunda polêmica em que Vitor se envolve nos últimos meses. Em novembro de 2022, viralizou um trecho de um podcast em que ele contava como investigou um entregador de comida depois de ter revelado a ele sem querer o nome do seu cachorro (contando assim é estranho, mas é só ver o vídeo abaixo que você entende).
Na época, o youtuber postou stories se defendendo.
Esse aqui é ouro kkkkkkkkkkkkk completamente alucinado pic.twitter.com/zltiRmO6tB
— um capeta em forma de guri 😇 (@MeninoDoCha) November 20, 2022