Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meteorito pode ter sido responsável por incêndio em casa nos EUA e morte de cachorro

Investigações estão sendo feitas sobre o caso; moradores dizem ter visto "bola de fogo brilhante" na região

10 nov 2022 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários
"Bola de fogo brilhante" foi vista por câmeras da região e relatada por moradores
"Bola de fogo brilhante" foi vista por câmeras da região e relatada por moradores
Foto: KCRA

Um meteorito pode ter atingido uma casa na última sexta-feira, 4, em Nevada, Califórnia, nos Estados Unidos. Ele é a causa mais provável para um incêndio de proporções drásticas, que além de ter destruído uma casa e dois veículos estacionados do lado de fora, acabou matando o cachorro da família. 

Autoridades estão investigando para saber se o acidente tem relação com um meteoro visto próximo à região, e devem acionar a Nasa e o Serviço de Força Aérea dos EUA para conseguirem fechar o caso. Quando há algum asteroide na atmosfera da Terra, o atrito do ar e a alta velocidade podem fazer com que se criem meteoritos que caem na superfície. 

O funcionário do Corpo de Bombeiros de Penn Valley, John Miller, afirmou que vídeos de seguranças de casas ao redor mostraram um clarão no céu por volta das 19h30 (horário local da Califórnia, 14h30, horário de Brasília) e residentes também disseram ter visto uma “bola de fogo brilhante” nas proximidades.

Casa destruída após incêndio
Casa destruída após incêndio
Foto: KCRA

O capitão dos bombeiros Clayton Thomas, do Distrito de Bombeiros de Penn Valley, também disse ao Chronicle: “Sou investigador há 12 anos e no Corpo de Bombeiros há 25 anos. Nunca fui a um incêndio causado por um meteoro. Mas neste momento, como nossa investigação não está feita, não posso descartar isso como uma possibilidade. Eles atacaram casas em todo o mundo no passado”.

Dustin Procica, um dos moradores da casa atingida, disse à emissora local KCRA que estava sentado no sofá com seus dois cachorros quando ouviu um estrondo. “Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a varanda. Ela estava completamente envolta em chamas”, contou.

Procica e a esposa são moradores de uma área rural e criam gado para a sobrevivência. Por sorte, sua esposa estava no trabalho no momento do estrondo. Ele lembra: “Sempre assisti a chuvas de meteoros e coisas do tipo quando criança, mas definitivamente não esperava que eles fossem cair no meu quintal ou no meu telhado”.

Na hora do acontecido, Procica conseguiu correr para fora da casa com um de seus cachorros, mas o outro, chamado Tug, acabou falecendo por conta da fumaça que invadiu o espaço. O dono ainda tentou voltar para resgatar o animal, mas já era tarde.

“Tentei dar a volta para entrar pelas janelas, mas o fogo e a fumaça estavam se espalhando e eu não conseguia ver o interior”, afirmou ele.

O casal está fazendo uma arrecadação de fundos na internet para conseguir reconstruir a casa e mais investigações sobre o caso ainda deverão ser concluídas. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade