Meteoro bólido brilha no céu do RS por apenas cinco segundos; veja
Objeto espacial entrou na atmosfera por cinco segundos e se extinguiu sobre Capão da Canoa, município no litoral norte do estado
Um meteoro bólido apareceu no céu do norte do Rio Grande do Sul por volta das 2h26 de segunda-feira (3). O momento foi registrado por volta das 2h26 pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.
A área de queda estimada é Capão da Canoa, município no litoral norte do estado.
O bólido, que entrou na atmosfera a 107,1 km e foi extinto a 81,8 km, faz parte da chuva October Gamma Puppids e sua presença no céu teve duração de apenas cinco segundos.
O vídeo abaixo mostra o momento captado. "A magnitude deste meteoro é a maior registrada até este momento no ano de 2022, atingindo -9", explicou Carlos Fernando Jung, professor do observatório, em um vídeo no Facebook. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude, que podem variar entre -27 (como o Sol) até +30.
Jung também explicou como a imagem foi captada: por uma câmera instalada em Taquara posicionada a zênite, isto é, "como se estivesse olhando 100% para cima" no céu, afirma.
De acordo com o professor, a chuva ocorre todos os anos em outubro e é possível que outros meteoros desta chuva sejam vistos nestas primeiras semanas do mês. Estão previstas, por exemplo, as chuvas Draconídeos na noite de sexta-feira (7), e o pico das Orionídeos, estimado para a noite de 21 e manhã de 22 de outubro.