PUBLICIDADE

Meteoro é flagrado em meio a eclipse raro no céu do RS; veja vídeo

Câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung registraram fenômeno raro no céu do Rio Grande do Sul

25 mar 2024 - 15h45
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Foi observado no céu do Brasil o eclipse lunar penumbral, acompanhado da queda de um meteoro de grande magnitude. A intensidade da luz do meteoro foi tão grande que foi possível observar a diminuição da luz da Lua durante o eclipse.
Num eclipse lunar penumbral, o fenômeno pode passar despercebido por apenas deixar a Lua menos luminosa (Imagem: caiostefamasca/Pixabay)
Num eclipse lunar penumbral, o fenômeno pode passar despercebido por apenas deixar a Lua menos luminosa (Imagem: caiostefamasca/Pixabay)
Foto: Canaltech

Mais um fenômeno astronômico raro preencheu o céu nesta segunda-feira (25); o eclipse lunar penumbral foi observado do céu do Brasil nesta madrugada e manhã e, apesar de essa versão do fenômeno ser mais difícil de observar em comparação aos eclipses parcial e total, um vídeo registrado no Rio Grande do Sul chamou a atenção. 

Câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung flagraram não só o eclipse, mas também a queda de um meteoro de grande magnitude durante a madrugada. 

Em uma postagem no Instagram, o professor e pesquisador Carlos Fernando Jung, CEO do Observatório Espacial Heller & Jung, afirmou que passou a madrugada realizado o registro do eclipse penumbral da Lua, que é um dos mais imperceptíveis.

"Com equipamento foi possível ver uma diminuição da luminosidade da Lua e o realce das "partes mais escuras" que são os Mares Lunares. No vídeo a Lua exatamente no momento máximo do Eclipse as 04:13h", disse. 

Por volta das 0h13 desta segunda-feira, foi possível observar a queda de um meteoro fireball, de grande luminosidade, na região central do Rio Grande do Sul. O nome fireball se refere à intensidade da luz do meteoro.

De acordo com o observatório, este meteoro teve magnitude de -5.1, ingressou na atmosfera a uma altitude de 96,5 km e foi extinto a 39,4 km. Sua duração de 2,46 segundos.

Cometa do diabo e eclipse: como sincronizar calendário astronômico ao Google Agenda Cometa do diabo e eclipse: como sincronizar calendário astronômico ao Google Agenda

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade