Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Metformina: remédio para diabetes reduz risco de covid longa em 40%

Estudo revela que a metformina reduz o risco para covid longa. O paciente deve tomar a medicação após os primeiros dias de sintomas da covid-19

16 jun 2023 - 11h46
(atualizado às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O risco da covid longa é significativamente menor entre as pessoas que foram vacinadas contra a covid-19. Agora, pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram um medicamento que previne as sequelas da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2: o remédio metformina, prescrito para o diabetes.

A descoberta do tratamento para a prevenção da covid longa foi publicada na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Esta é a continuação de um estudo clínico maior, o COVID-OUT , que investiga tratamentos para a covid-19 em pacientes ambulatoriais nos EUA.

Na fase anterior do estudo, os médicos norte-americanos testaram a metformina, a ivermectina e a fluvoxamina no combate à covid-19. Das três, apenas o remédio para o diabetes demonstrou ser promissor. Na continuação dos testes, eles descobriram que o uso precoce da metformina também ajudou a prevenir a covid longa em cerca de 40%. Por outro lado, a ivermectina e a fluvoxamina foram novamente ineficazes.

Metformina contra covid longa

"Os resultados deste estudo são importantes, já que a covid longa pode ter um impacto significativo na vida das pessoas", lembra Carolyn Bramante, que é a principal autora do estudo, em comunicado.

Foto: cobaltstock/envato / Canaltech

Entre os 10 sintomas mais relatados pelos pacientes com covid longa na pesquisa, estão:

  • Cansaço;
  • Dificuldade de concentração e foco;
  • Insônia e dificuldade para dormir;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de olfato;
  • Angústia e estar deprimido;
  • Dores musculares;
  • Alterações no apetite;
  • Perda do paladar.

Apesar dos inúmeros problemas relacionados com a covid longa, o novo remédio pode ajudar na redução dos riscos, quando usado nos primeiros dias da covid-19. "A metformina é um medicamento barato, seguro e amplamente disponível, e o seu uso como medida preventiva pode ter implicações significativas na saúde pública", acrescenta Bramante.

Por dentro do estudo contra covid longa

Neste estudo, os pesquisadores recrutaram 1,2 mil voluntários que foram atendidos no ambulatório e os dividiram em dois grandes grupos, sendo que o primeiro testou o remédio para o diabetes contra a covid-19. Enquanto isso, o outro foi medicamento com ivermectina, fluvoxamina ou placebo.

Segundo os pesquisadores, os pacientes que receberam metformina tiveram uma probabilidade 40% menor de desenvolver a covid longa do que aqueles que receberam um placebo. Se a pessoa começava o uso da medicação antes dos primeiros quatro dias de sintomas, o risco era ainda menor, sendo calculado em 63%. O mesmo benefício não foi observado após o uso dos outros remédios testados.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases e Universidade de Minnesota  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade