PUBLICIDADE

Microsoft AI acha que tudo na web é livre e pode ser usado para treinar IA

CEO da Microsoft AI afirma que todo conteúdo na internet aberta é "freeware" e pode ser usado no treinamento de IA

2 jul 2024 - 01h39
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O CEO da Microsoft AI Mustafa Suleyman deu declarações um tanto quanto polêmicas ao dizer em uma entrevista ao canal CNBC que tudo publicado na internet é "freeware" — ou seja, qualquer indivíduo pode copiar e usar como quiser. A afirmação veio após a pergunta do entrevistador, que queria saber se as companhias de IA pegam as propriedades intelectuais da web para treinarem os modelos de inteligência artificial.

Foto: Joi Ito/Wikimedia Commons/CC-2.0 / Canaltech

IA pode ser treinada com tudo na internet

Ao chamar o conteúdo online de "freeware", Suleyman aponta que não há nenhum problema em utilizar publicações da rede no treinamento de IA generativa como o ChatGPT da OpenAI e o Copilot própria Microsoft.

"Penso que, no que diz respeito ao conteúdo que já está na web aberta, o contrato social desse conteúdo desde os anos 90 tem sido o de utilização justa", aponta o CEO da MS. "Qualquer um pode copiá-lo, recriar com ele, reproduzir com ele. Isso tem sido 'freeware', se você preferir, esse tem sido o entendimento", conclui.

O problema desse "entendimento" é que há inúmeros casos de propriedade intelectual na internet, desde vídeos no YouTube a textos em sites como o próprio Canaltech. Além disso, fotos e outras mídias também se encaixam em diferentes regras, da mesma forma que conteúdos em redes sociais. Assim, é provável que Suleyman esteja equivocado quando afirma que tudo é "freeware" na internet.

Microsoft e OpenAI estão sendo processadas

Vale lembrar que em dezembro de 2023, o jornal estadunidense The New York Times abriu uma ação judicial contra a Microsoft e a OpenAI acusando as empresas de violação de direitos autorais no treinamento de modelos de inteligência artificial.

O famoso portal de notícias alega que teve um prejuízo de "bilhões de dólares" devido aos chatbots utilizarem seu conteúdo e informações sem permissão.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade