Microsoft anuncia data para o fim do funcionamento do Skype
Fundado em 2003, o software permitiu algo que hoje em dia é considerado banal: ligações telefônicas pela internet
A Microsoft anunciou que o Skype será descontinuado, com usuários sendo transferidos para o Teams em 5 de maio. Criado em 2003, o Skype revolucionou as chamadas online, mas perdeu relevância com a ascensão de apps como WhatsApp e Zoom.
A Microsoft anunciou que vai descontinuar um dos aplicativos mais icônicos dos últimos tempos na internet: o Skype. No dia 5 de maio, conforme comunicado da companhia, os últimos usuários serão migrados para o 'Teams'.
Fundado em 2003, quando a internet ainda era um lugar de muitas experimentações de novos modelos de negócio, o Skype gerou uma revolução por permitir algo que hoje em dia é considerado banal: ligações telefônicas pela internet. Ressalta-se que, à época, ligações internacionais, por exemplo, custavam muito caro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em 2011, o programa foi adquirido pela Microsoft que investiu alto para ter o software. O Skype já chegou a ter 41 milhões de usuários únicos por dia, número significativo, mesmo em um período em que a quantidade de usuários era bem menor. No auge, foram 300 milhões de usuários. Entretanto, os dados mais recentes publicados pela desenvolvedora são de 2023, quando a empresa informou que o Skype tinha cerca de 36 milhões de usuários.
A era dos smartphones, no início de 2010, e poucos anos depois o surgimento de muitos aplicativos concorrentes, mais ágeis e práticos, especialmente o WhatsApp, caíram no gosto dos usuários a partir da popularidade dos celulares. Anos depois, na pandemia, até mesmo apps menos conhecidos à época, como o 'Zoom', superaram o Skype.
A opção da Microsoft, então, foi a de investir esforços no Teams, que é uma ferramenta de colaboração, ligada ao Office 365, e conta com muitas funcionalidades que o agora saudoso Skype não tinha. Ficou na história.