PUBLICIDADE

Microsoft lança rede social corporativa para competir com o Facebook Workplace

Chamada Viva Engage, ela é integrada com o Microsoft Teams e permite a comunicação direta entre funcionários de uma mesma organização que usem o app

24 ago 2022 - 10h48
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft anunciou o lançamento da Viva Engage, uma rede social vinculada ao Teams para estimular a interação entre os usuários de uma mesma empresa. O serviço havia sido anunciado pela gigante do software no evento Microsoft Inspire, mas agora chega como um substituto melhorado do Yammer Communities.

A ideia do Viva Engage é criar um espaço "mais casual" para as pessoas compartilharem ideias, experiências e conhecimentos sem a pressão do mundo corporativo. Quem já usou o Yammer antes deve estar familiarizado, principalmente com o recurso de comunidades.

Essas comunidades são criadas pela organização para agregar posts de áreas específicas da empresa. O recurso permite a formação de pequenos núcleos para manter os interessados a par de algum assunto relevante. Por exemplo: a equipe de vendas pode compartilhar dados sobre o faturamento do mês passado ou o RH pode desenvolver ações de valorização do colaborador.

A plataforma fica alocada no próprio aplicativo do Teams, portanto não é necessário baixar nenhum programa adicional. Se a pessoa estiver online no mensageiro também estará automaticamente logada com acesso aos conteúdos postados.

Uma rede social corporativa do Teams

O Viva reproduz algumas ferramentas populares das redes sociais, como o Storyline (uma versão inspirada na linha do tempo do Facebook e Twitter) e os Stories. Essas são novidades que não existiam no antecessor, portanto foram introduzidas com exclusividade pela nova rede social.

Na Storyline, as pessoas encontrarão publicações de chefes, pessoas autorizadas a mandar mensagens gerais e contatos, sendo um espaço mais reservado de interação. Já nos Stories, o objetivo é permitir que todos da organização possam assistir aos conteúdos em vídeos e fotos temporários.

Alguns recursos, como a Storyline, só serão oficialmente liberados na pré-visualização pública, a partir de setembro de 2022, enquanto os Stories devem chegar "em alguns meses". Outros já estão disponíveis para quem quiser testar a ferramenta e, quem sabe, implementá-la no seu ambiente de trabalho.

Foto: Reprodução/Microsoft / Canaltech

A rede social está disponível para qualquer pessoa com uma licença do Yammer, ativada por padrão para todos os clientes comerciais do Microsoft 365. Os administradores de redes de TI devem fazer a liberação do aplicativo por meio do Teams Admin Center.

O Microsoft Viva Engage chega para rivalizar com o Facebook Workplace, porém com a vantagem de ser vinculado ao Teams, o que pode ser um diferencial para quem usa o mensageiro da empresa. Resta saber se a ideia vai vingar agora ou se será apenas mais uma ferramenta esquecida, como o antecessor Yammer.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade