Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microsoft Store permite baixar arquivos de instalação via web

Empresa de Redmond liberou uma nova versão da Microsoft Store Web que diminui as etapas para baixar e instalar um aplicativo

22 abr 2024 - 11h57
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Visando uma experiência mais dinâmica para os usuários, a Microsoft anunciou uma nova ferramenta que agiliza download e a instalação de aplicativos diretamente do site da loja digital da empresa ao permitir baixar o arquivo instalável. A novidade foi desenvolvida para evitar que as pessoas desistam do app durante o processo.

Foto: Reprodução/Microsoft / Canaltech

Menos cliques

A função "Microsoft Store installers for web" foi anunciada pelo arquiteto de software da MS Rudy Huyn em uma publicação no X (antigo Twitter), que destacou a ideia de diminuir a quantidade de passos na hora de fazer um download pela página da companhia.

Segundo o profissional, um feedback anterior da comunidade apontava que três cliques em conjunto com a espera eram demais. Previamente, funcionava assim:

  1. Clicar em "instalar" no site;
  2. Confirmar a caixa de diálogo do link direto (exceto se já estiver na lista de permissões);
  3. Clicar em "instalar" novamente na mini janela da loja.

Com a mudança, o procedimento diminuiu para duas etapas:

  1. Clicar em "baixar e instalar";
  2. Clicar em "abrir".

De acordo com Huyn, essa pequena mas importante mudança trouxe resultados: aumento de 12% nas instalações e 54% no número de aplicativos abertos logo depois da instalação.

Agora são apenas dois cliques para baixar e instalar um app na web (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Agora são apenas dois cliques para baixar e instalar um app na web (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

Direto ao ponto

Passar por três estágios para baixar e instalar um app pelo site da Microsoft Store era necessário para "garantir que a instalação tenha sido iniciada por um usuário e não por um script malicioso", destacou Huyn na rede social.

Para isso, o time da Big Tech trabalhou em uma versão independente da loja digital com o mesmo código e lógica por trás da versão padrão. O resultado é um produto muito menor e mais leve para ser executado.

Este é mais um passo que a empresa de Redmond dá para melhorar a experiência dos usuários, já que recentemente a marca disponibilizou uma melhoria que deixa a Microsoft Store 40% mais rápida.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade