Microsoft Translator ganha tradução offline com inteligência artificial
O Microsoft Translator, aplicativo de tradução da empresa de Redmond, acaba de ganhar um novo recurso bastante útil para quem pretende viajar para outro país. A partir de agora, o software — disponível para Android e iOS — será capaz de traduzir textos mesmo sem estar conectado à internet, utilizando um mecanismo de inteligência artificial para oferecer respostas mais eficientes aos usuários.
O mais bacana é que o recurso vai funcionar até mesmo com dispositivos que não possuem um chip integrado para processos de IA (algo presente apenas em modelos topos de linha), o que significa que uma vasta gama de smartphones poderão usufruir do recurso. Embora vários softwares semelhantes já trabalhem offline, o Microsoft Translator é a primeira solução a oferecer a chamada "tradução neural" sem conexão com a internet.
É importante observar que, neste primeiro momento, a funcionalidade vai englobar "apenas" onze idiomas: árabe, chinês simplificado, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo, espanhol e tailandês. A atualização para a edição do Android já está disponível; porém, a compilação ainda vai demorar um pouquinho até chegar na App Store do iOS.