Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microsoft vai comprar energia de empresa de fusão nuclear Helion

A Microsoft anunciou que vai passar a comprar energia gerada pela empresa de fusão nuclear Helion a partir de 2028. A expectativa gira em torno de 50 megawatts

10 mai 2023 - 20h21
(atualizado em 11/5/2023 às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta (10), a Microsoft anunciou que vai passar a comprar energia gerada pela empresa de fusão nuclear Helion, a partir de 2028, período em que promete atingir uma meta de geração de energia de 50 megawatts. A ideia é pagar pelos megawatts-hora de eletricidade à medida que forem entregues à rede.

Conforme explicado pelo próprio CEO da Helion — David Kirtley — em uma entrevista à CNBC, existem penalidades financeiras se a empresa não puder fornecer energia. "Colocamos nossa pele em jogo, mas acreditamos que podemos fornecer essa energia e estamos comprometidos com isso com nossos próprios incentivos financeiros", afirmou o executivo.

Segundo um porta-voz da Microsoft, a empresa trabalha com uma meta de ter 100% de seu consumo de eletricidade, 100% do tempo, igualado por compras de energia de carbono zero até 2030. A energia livre de carbono inclui hidrelétricas, nucleares e renováveis.

Em comunicado, Brad Smith, presidente da Microsoft, mostrou altas expectativas: "Estamos otimistas de que a energia de fusão pode ser uma tecnologia importante para ajudar a transição mundial para a energia limpa. O anúncio da Helion apoia nossas próprias metas de energia limpa de longo prazo e promoverá o mercado para estabelecer um método novo e eficiente para trazer mais energia limpa para a rede, mais rapidamente."

Foto: Turag Photography/Unsplash / Canaltech

A fusão em questão acontece quando dois átomos leves, como o hidrogênio, aquecidos a temperaturas extremas, se fundem em um átomo mais pesado, liberando grandes quantidades de energia. As empresas da área levantaram cerca de 5 bilhões de dólares em financiamento para pesquisa e desenvolvimento.

Para que a Helion seja capaz de fornecer eletricidade gerada por fusão aos clientes, são necessários anos de planejamento antecipado nas frentes regulatória e de transmissão. Dessa forma, anunciar um contrato agora para vender eletricidade em 2028 dá à Helion tempo para planejar e escolher um local para instalar esse novo dispositivo de fusão.

Fonte: CNBC

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade