Minerais na Lua: veja quais o homem já encontrou em viagens espaciais
Desde o início da corrida espacial, nos anos 1960, os cientistas identificaram materiais e fizeram descobertas em nosso satélite natural
Pesquisadores chineses descobriram um novo mineral vindo da Lua; a informação foi divugada na semana passada. O Changesita-(Y) é um cristal incolor identificado pelos cientistas do Instituto de Pesquisa de Geologia de Urânio (BRIUG), de Pequim. O feito, derivado da missão chinesa Chang’e 5, foi anunciado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e pela Autoridade de Energia Atômica da China (CAEA).
Essa não é a primeira vez que um mineral foi descoberto em amostras do nosso satélite natural. Após os Estados Unidos e a antiga União Soviética, a China se tornou o terceiro país a fazer essa descoberta no solo lunar.
Segundo a Nasa, há evidências de que embaixo da superfície da Lua possa ter metais e minerais em maior quantidade do que se imaginava. A teoria mais popular sobre a origem da Lua é que ela foi formada após a colisão de um objeto de Marte com a Terra.
Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Índia e países da Europa já sinalizaram a intenção de transformar a exploração espacial em um negócio de mineração. O hélio-3, encontrado em abundância em nosso satélite, pode servir de base para combustível nuclear aqui na Terra.
Veja os seis minerais já descobertos na Lua até o momento:
Changesita-(Y)
O último mineral a ser descoberto na Lua é uma espécie de cristal incolor. Liderado pelo cientista Li Ziying, a equipe chinesa encontrou o novo material em amostras da região nordeste lunar, em Oceanus Procellarum. A Comissão de Classificação e Nomenclatura de Novos Minerais, parte da Associação Mineralógica Internacional, já aprovou oficialmente a descoberta.
Tranquillitita
Recebeu o nome por ter sido encontrada no Mar da Tranquilidade durante a missão da Apollo 11, em 1969. Anos depois, o material foi identificado em seis pontos da Austrália Ocidental.
Armalcolita
Armstrong, Aldrin e Collins. As primeiras letras dos sobrenomes dos astronautas da Apollo 11 batizaram esse mineral encontrado nessa missão. É formada por óxido de ferro, titânio e magnésio. Também já foi encontrado na Terra.
Piroxferroíta
Mais uma descoberta da Lua e que foi encontrada posteriormente aqui na Terra. A piroxferroíta completa os três minerais trazidos pelas missões Apollo.
Itriobetafita
O nome deriva da mistura de Ítrio, componente presente no material descoberto, e a sua similaridade com a betafita. Faz parte das descobertas espaciais da antiga União Soviética.
Donwilhelmsita
O nome pode parecer complicado, mas foi dado em homenagem ao geólogo Don E. Wilhelms, responsável pela seleção do local de pouso das missões Apollo. Composto por cálcio, alumínio, silício e oxigênio, o material foi encontrado dentro do meteorito lunar Oued Awlitis 001, encontrado em 2014, no Saara Ocidental.