Missão privada do Japão à Lua captura foto impressionante da Terra; veja
A Hakuto-R está tentando se tornar a primeira missão privada a pousar com segurança na Lua; foto da Terra ficou parecida com Lua crescente
A espaçonave Hakuto-R, da empresa japonesa ispace, tirou as suas primeiras imagens da Terra após o seu lançamento em direção à Lua, que ocorreu no último domingo (11). Caso seja bem sucedida em seu pouso, a missão privada será a primeira do Japão a conseguir chegar no satélite.
As fotos mostram a Terra em um registro de alta definição, injetando ânimo nos empresários e cientistas envolvidos na viagem espacial. De bônus, a espaçonave também fez um registro que pode confundir os desavisados: a Terra, parcialmente iluminada pelo Sol, acabou ficando muito parecida com a imagem de uma Lua crescente.
É possível ver, no canto esquerdo, uma placa que carrega o logo da empresa e de parceiros corporativos.
O voo para a Lua deve durar cerca de quatro meses, com pouso programado para o início de abril de 2023. Até lá, a espaçonave deve continuar a registrar imagens do espaço.
Frank Teti, gerente geral da Canadensys, que projetou e construiu o sistema de imagem, disse em um comunicado que a empresa está satisfeita com a qualidade das primeiras imagens registradas pela missão espacial.
“Projetar sistemas para operar no ambiente hostil da superfície lunar é sempre um desafio, mas sentimos que resolvemos. Estamos ansiosos para compartilhar imagens igualmente espetaculares quando pousarmos na Lua”, disse.
À bordo da Hakuto-R também viaja um rover, veículo construído pelos Emirados Árabes Unidos, batizado de Rashid. O robô de dez quilos pode se locomover por diferentes espaços e faz parte do plano do país de se estabelecer na corrida espacial, assim como o Japão.