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Monotrilho de SP tem novo acidente; veja como funciona o veículo

Monotrilho de São Paulo tem maior capacidade do mundo, podendo transportar 48 mil passageiros

9 mar 2023 - 11h23
(atualizado às 13h23)
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Monotrilho de São Paulo registrou dois acidentes em menos de 48 horas
Monotrilho de São Paulo registrou dois acidentes em menos de 48 horas
Foto: Onildo Lima/ via Flickr

Dois trens do monotrilho Linha15-Prata, em São Paulo (SP), se chocaram novamente na madrugada desta quinta-feira (9). Na manhã anterior, pouco antes de realizar a primeira viagem, dois trens bateram de frente próximo à estação Sapopemba. 

Os veículos ainda estavam sem passageiros e, apesar de serem conduzidos por operação autônoma, cada trem tinha um condutor no momento da batida. Um dos homens sofreu ferimentos leves.

Em entrevista à imprensa, autoridades responsáveis pelas operações do monotrilho disseram que técnicos estavam trabalhando para averiguar o que pode ter ocasionado o acidente. Até o momento, não há uma conclusão. 

Como funcionam os monotrilhos?

Considerado um meio de transporte altamente moderno, o veículo é uma alternativa adotada por cidades para desafogar o trânsito nas vias terrestres, já que o monotrilho é operado por trilhos suspensos. 

Com operação em diversas cidades pelo mundo, o monotrilho de São Paulo é o que tem maior capacidade, podendo transportar até 48 mil passageiros.

Apesar do nome, o monotrilho é conectado a dois trilhos laterais que servem apenas para conectar os veículos. O nome se dá porque o trem se desloca sobre uma viga, como se a locomoção fosse em apenas um trilho. 

Para a locomoção são utilizados pneus e sistema de tração elétrica. Mesmo com rodas, o veículo ainda é classificado como um trem. 

Os chamados pneus carga são os que suportam o peso do trem e dos passageiros, além de tracionar a composição. São peças novas montados na roda, ficam em cima da via guia e são acopladas ao motor elétrico. 

Em entrevista ao canal Via Trolebus, no YouTube, o supervisor de manutenção do monotrilho de São Paulo, Felipe Gomes, explicou que os pneus carga recebem o suporte de pneus guias.

“Os pneus guias ficam nas laterais dos trilhos para dar suporte. Todos os pneus passam por inspeção e manutenção em oficina antes das operações dos trens”, disse.

Gomes acrescenta que os veículos são operados por energia elétrica por meio dos trilhos.

“O trilho tem fio elétrico e fica um de cada lado da via guia, terceiro e quarto trilho. O sistema elétrico do monotrilho é constituído por alumínio e é revestido por aço inox, para trazer durabilidade. É por essa barra que o trem é energizado”, explica.

Em caso de falha na operação, pode surgir a preocupação dos passageiros quanto a ficar parado lá no alto. Mas este medo pode ser descartado: há passarelas de emergência caso haja necessidade de evacuação de pessoas.

Fonte: Redação Byte
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