Montanha mais alta do Sistema Solar é três vezes maior que o Monte Everest; veja
Dentre as montanhas mais altas do Sistema Solar, uma delas fica em Marte
Os cumes altíssimos não se limitam ao planeta Terra, o Sistema Solar tem montanhas mais altas que o Monte Everest. Um mapa interativo revela como os picos identificados no Sistema Solar tornam pequenas as maiores montanhas que temos no nosso planeta.
Ficou curioso para saber onde fica o pico mais alto do Sistema Solar? Ele está localizado no asteroide Vesta, uma rocha espacial tão grande que representa 9% da massa de todos os asteroides conhecidos.
Com 22.500 m, a montanha Rheasilvia de Vesta tem quase três vezes a altura do Everest e é formada por uma cratera de impacto que cobre 90% de todo o asteroide.
Em segundo lugar está o Monte Olimpo, em Marte, que é o vulcão mais alto do sistema solar, com 21.945 m acima do Datum Global de Marte — o equivalente ao nível do mar.
Além de se destacar pela altura, o Monte Olimpo também é excepcionalmente largo e se espalha por uma área do mesmo tamanho da França. No entanto, segundo cientistas, o vulcão está adormecido há pelo menos 25 milhões de anos.
Monte Olimpo
O Monte Olimpo, maior montanha de Marte, foi descoberto pela primeira vez em 1971 pela sonda espacial Mariner 9 da Nasa e recebeu o nome em homenagem ao lar mitológico dos deuses gregos.
Embora seja a segunda maior montanha do sistema solar, o pico leva o título de maior vulcão. A montanha faz parte de uma cadeia de picos chamada Elevação de Tharsis, localizada perto do equador do planeta.
Ao contrário dos vulcões da Terra, o Monte Olimpo não é formado pelo movimento de placas tectônicas, mas sim fica acima de um ponto crítico de magama.
Recentemente, cientistas fizeram a surpreendente descoberta de que o gelo se forma no topo da montanha, segundo publicação do jornal Daily Mail.