Moradores dos EUA acusam Jack Daniel's de espalhar "fungo do uísque"
Fungo Baudoinia compniacensis se alimenta do vapor de etanol das casas de barris da destilaria
Moradores de uma comunidade do Tennessee, nos Estados Unidos, iniciaram uma série de reclamações contra a Jack Daniel's, por conta do chamado “fungo do uísque” – um mofo preto que cobre casas, carros, varandas e outras áreas. As informações foram reveladas pelo jornal The New York Times.
Vizinhos dos prédios da marca alegam que o fungo, científicamente chamado de Baudoinia compniacensis, é “alimentado” pelo vapor de etanol proveniente da Jack Daniel’s na região e afetou os residentes do condado de Lincoln.
A Jack Daniel's construiu seis armazéns, conhecidos como barris, para envelhecer uísque no condado rural, que abriga cerca de 35 mil pessoas. E está construindo um sétimo em uma propriedade que tem espaço para abrigar mais um.
Mas mais do que isso, a famosa destilaria pediu ao condado para rezonear uma segunda propriedade onde poderia construir seis barris adicionais.
Causando problemas
Os residentes argumentam que a Jack Daniel's e o condado devem assumir a responsabilidade pelo mofo, bem como pela queda nos preços das casas, e exigem que haja um trabalho de filtragem de ar e análise que mostre que a quantidade de etanol no ar é segura para respirar.
Um dos moradores, chamado Patrick Long, mora perto das casas dos barris junto com sua esposa Christi, e eles processaram o condado. Eles afirmam que o fungo do uísque já havia inundado a propriedade, escurecendo o telhado e as paredes externas.
Também afirmaram que nas proximidades, ele escurece as placas de trânsito de metal, disseram eles.
Segundo James A. Scott, professor da Escola de Saúde Pública Dalla Lana da Universidade de Toronto, que estuda o fungo desde 2001 — e ajudou a nomear seu gênero — não há conhecimento de nenhuma pesquisa especificamente observando os efeitos na saúde da exposição ao fungo.
“O fungo é bastante destrutivo, e a única maneira de detê-lo é desligar o fornecimento de álcool”, disse Scott ao New York Times.
Na semana passada, um juiz decidiu que uma casa de barris atualmente em construção não havia sido devidamente aprovada e que sua licença de construção teria de ser rescindida até que a Jack Daniel's obtivesse as licenças necessárias.
O que diz a Jack Daniel's
Um representante da empresa, no entanto, falou por meio de um comunicado ao NYT que a destilaria “cumpre todos os regulamentos locais, estaduais e federais relativos ao projeto, construção e licenciamento de nossos barris”.
Melvin Keebler, gerente geral da destilaria da Jack Daniel's, afirmou: “Temos o compromisso de proteger o meio ambiente, a segurança e a saúde de nossos funcionários e vizinhos”.