Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morar perto de protesto influencia convicção política, diz a ciência

Cientistas analisaram como residentes de Hong Kong se tornaram mais liberais após uma onda de protestos pró-democracia

11 jan 2023 - 13h23
Compartilhar
Exibir comentários
Lugar onde moramos pode nos influenciar politicamente
Lugar onde moramos pode nos influenciar politicamente
Foto: Unsplash

Não são só as bolhas nas redes sociais que influenciam nossas convicções políticas: a ciência diz que os locais onde moramos também entram na conta. 

Segundo uma pesquisa publicada no The British Journal of Sociology, morar em locais onde ocorrem muitos protestos podem nos tornar mais propensos a ter simpatia e apoiar certas causas. 

Os autores do estudo observaram que, após o Occupy Central, um movimento que reuniu milhares de manifestantes pró-democracia nas huas de Hong Kong, na China, em 2013, residentes que vivem perto das áreas ocupadas não apenas mantiveram seu apoio ao campo democrata, mas também se tornaram mais liberais em comparação com os residentes distantes.

Segundo o time de pesquisadores da Universidade de Hong Kong, o fenômeno pode ser explicado pelo "efeito local" da convivência, no qual o contato direto com o desenrolar dos protestos e com a resposta repressiva por parte do governo acabou causando uma certa solidariedade aos manifestantes. 

Para realizar a pesquisa, dados socieconômicos foram coletados e entrevistas foram aplicadas com os mesmos moradores em dois momentos distintos: alguns meses antes e pouco mais de um ano após os protestos. 

"Quando um protesto é percebido como legítimo, as pessoas estão dispostas a tolerar inconvenientes temporários causados pelas interrupções, sugerindo que as preferências políticas das pessoas nem sempre são determinadas por seus próprios interesses”, disse Duoduo Xu, um dos autores da pesquisa.  

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade