Moro põe festa junina de novo no centro da política brasileira
Depois de Kelmon, o padre de festa junina, o ex-juiz da Lava Jato é denunciado por caluniar Gilmar Mendes enquanto segura uma bebida que pode ser um quentão
Nesta segunda-feira (17.abr), o senador Sergio Moro foi denunciado pela PGR por calúnia contra o ministro do STF Gilmar Mendes.
EXCLUSIVO- PGR PEDE CONDENAÇÃO DE MORO À PRISÃO POR DIZER Q GILMAR MENDES VENDE HABEAS CORPUS:https://t.co/KW0xgIH4ld
— Mônica Bergamo (@monicabergamo) April 17, 2023
O que motivou a denúncia foi um vídeo em que o ex-juiz da Lava Jato brinca em uma festa junina sobre "comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes", enquanto segura uma bebida que pode ou não ser um quentão.
@videos_virais0 #gilmarmendes #sergiomoro #conja #deuspatriafamilia🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #stfvergonhanacional #cpmi8dejaneiro #deltandallagnol #lavajato #vazajato ♬ som original - Viralizou
Moro alega que a fala foi tirada de contexto. O jornalista Felipe Moura Brasil postou um vídeo que mostra o contexto. Agora podemos concluir que Moro fez uma piada sobre Gilmar Mendes vendendo habeas corpus, mas dentro de um contexto.
Fizeram piada sobre o suposto desejo antigo do ex-ministro da Justiça de virar juiz do STF.
Parabéns, @SF_Moro. Finalmente você conseguiu ir para o STF. pic.twitter.com/EsZPdlk9GI
— Flávio Costa (@flaviocostaf) April 17, 2023
E apesar de manchetes animadas como "PGR pede que Moro seja condenado à prisão", parece que não é bem assim.
PGR não pediu que Moro seja condenado à prisão. Não está na denúncia em razão da calúnia contra Gilmar Mendes. O que faz é pedir a cassação do mandato do senador se houver condenação privativa de liberdade superior a quatro anos.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) April 18, 2023
Políticos lavajatistas e/ou bolsonaristas ficaram indignados com a denúncia.
Na boa, a PGR Lindôra pedindo prisão de Sergio Moro por suposta calúnia contra Gilmar Mendes enquanto Lula está solto e no Planalto. MST invadindo e PGR/STF calados. Acham realmente que o povo ficará calado? Não nasci para viver numa ditadura, não me curvarei jamais à injustiça!
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) April 18, 2023
10. Este é o "Brasil que voltou" de Lula: Sergio Cabral livre, leve e solto, após confessar roubar mais de 300 milhões de reais, mas Sergio Moro preso por uma piadinha de festa junina.— Deltan Dallagnol (@deltanmd) April 17, 2023
E Moro divulgou um pronunciamento dizendo que "estamos em tempos sombrios".
Não dá pra saber o que vai acontecer, mas o fato é que a segunda vez em menos de um ano que uma festa junina está no centro de um escândalo político no Brasil.
fact check: VERDADEIRO
padre de festa junina pic.twitter.com/KOGA19SfN9
— espirito de miseria (@acabracho) September 30, 2022
Não sei vocês, mas agora eu tô com uma baita vontade de comer bolo de milho.