Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Morte de células e mutações no DNA: conheça os perigos da unha em gel

Em teste de exposição celular com dispositivo que realiza o procedimento, houve morte de até 70% delas

19 jan 2023 - 11h21
Máquina de unhas em gel pode causar morte celular e mutações perigosas
Foto: Giorgio Trovato / Unsplash

A prática de aplicar unhas em gel se tornou comum nos últimos anos, e traz vários benefícios do ponto de vista estético: a unha dura bem mais, é resistente e brilhante. No entanto, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), mostrou que a técnica envolvida no processo pode alterar o DNA e matar células

O aparelho responsável por tais consequências seria o dispositivo de secagem, que emite raios ultravioleta (UV) sobre a unha. De acordo com os cientistas da pesquisa, que foi publicada na Nature, na última terça-feira (17), esse dispositivo poderia levar a mutações que causam o câncer nas células – até agora, porém, não há conclusões sobre a hipótese.

Quando o DNA é modificado, segundo os cientistas, ele pode levar a danos irreversíveis, que causam mutações nas células. Em um comunicado, o grupo declarou que os padrões de mutações encontradas nas células ao longo do estudo foram os mesmos de pacientes com câncer de pele.

Uma sessão de 20 minutos de exposição das células já ocasionou de 20 a 30% de morte celular
Foto: Unsplash

Como foram feitos os testes

No processo de investigação, três tipos de células humanas foram estudadas: queratinócitos, da pele; fibroblastos do prepúcio humano; e fibroblastos embrionários de camundongos. Elas foram expostas em condições aguda e exposição crônica, com o objetivo de testar os efeitos produzidos pelo aparelho.

Na exposição aguda, cada uma das células foram colocadas na máquina por 20 minutos, duas vezes, com um intervalo de duas horas entre um teste e outro. Já na exposição crônica, os tipos celulares foram submetidos aos raios UV por três dias, com uma sessão de 20 minutos por dia.

Os resultados mostraram que uma sessão de 20 minutos ocasionou de 20% a 30% de morte celular; já as três exposições consecutivas levaram à morte de 65% a 70% das células.

Ainda que não se saiba ao certo qual a relação da máquina com a morte celular, a pesquisa acende o alerta de que o dispositivo pode ser mesmo perigoso.