Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motorista de app viraliza nas redes sociais com dicas de segurança para mulheres

As dicas do motorista foram confirmadas pela Uber em resposta ao Byte

17 jul 2024 - 14h53
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Motorista de Uber dá dicas de seguranças para passageiras
Motorista de Uber dá dicas de seguranças para passageiras
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma passageira do aplicativo Uber compartilhou nas redes sociais um vídeo em que o motorista ensina diversas dicas de segurança para mulheres nos veículos. De recursos para chamada de emergência até botão para gravar a conversa com o motorista, as dicas foram confirmadas pela Uber em resposta ao Byte

O vídeo — que foi gravado por Ione Falcão, moradora do Rio de Janeiro — foi compartilhado em diversas plataformas e teve milhares de visualizações. Nas imagens, o motorista, identificado como Antônio, conta que tem família, filhos, por isso se preocupa em repassar as informações para o maior número de mulheres possível. 

"O Uber tem uma parceria que é esse botãozinho aqui [ele mostra no vídeo], quando você aperta ele são três coisas que aparecem: emergência 190...Lembrando que mulher sozinha sempre senta atrás do motorista...", comenta o motorista.

"Ele recebe um vídeo com meu nome, RG, placa do carro e entra em contato com a primeira patrulha para interceptar o carro e salvar vidas.  Esse botãozinho azul salva vidas", completa o motorista do Uber ao explicar o recurso para a passageira. Veja o vídeo:

"A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) terá acesso aos detalhes da viagem em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone", explicou a Uber em comunicado. 

Em relação à gravação de áudio, a empresa explica que basta tocar no escudo azul para abrir os recursos de segurança e acessar a opção Gravar áudio.

"A viagem será gravada no app, e você pode compartilhar a gravação com a equipe de suporte da Uber quando fizer uma denúncia de segurança depois que a viagem terminar", diz a Uber. 

Gravação de viagens pelo app

Os passageiros também podem realizar gravações de vídeo durante uma corrida. Veja as orientações:

  • Ativação: A gravação é opcional e utiliza a câmera frontal do smartphone. Uma vez habilitado o recurso, os motoristas parceiros poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens.
  • Tempo de gravação: O registro de áudio e vídeo começa ao se aproximar do ponto de embarque e continua pela viagem, parando 20 segundos depois que a viagem for encerrada – isso porque algumas situações podem ocorrer no momento do desembarque.
  • Privacidade: Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, o U-Áudio, a gravação de vídeo e áudio também permanece criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la diretamente – nem a Uber e nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. O usuário, por sua vez, é informado que sua viagem será gravada antes de embarcar, tendo liberdade para cancelar a viagem e solicitar outro carro, se preferir.
  • Análise de incidentes: A única forma da equipe de atendimento da Uber acessar o conteúdo das gravações é por um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso aos registros. A gravação permanece disponível no dispositivo do parceiro pelo período de sete dias após a viagem, sendo automaticamente apagada após esse período se nenhum reporte de incidente atrelado a ela for realizado.
  • Investigações: As autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens compartilhadas pelos parceiros com a Uber, na forma da lei.
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade