PUBLICIDADE

Mundo pode receber mensagem extraterrestre nesta terça após 40 anos

Astrônomos japoneses enviaram há 40 anos um sinal de rádio em direção a um sistema estelar chamado Altair. Resposta poderia vir nesta terça

22 ago 2023 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários
Antena de 64 metros no Usuda Deep Space Center, no Japão
Antena de 64 metros no Usuda Deep Space Center, no Japão
Foto: Sota-k/Flickr / Wikimedia Commons

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Hyogo, no Japão, espera obter nesta terça-feira (22) uma resposta aguardada há 40 anos: a confirmação de que existe vida alienígena. No entanto, é preciso cuidado com as expectativas, pois essa é uma estimativa.

• O que aconteceu: dois astrônomos japoneses, Masaki Morimoto e Hisashi Hirabayashi, enviaram há 40 anos um sinal de rádio em direção a um sistema estelar chamado Altair, a 16,7 anos-luz de distância.

• De acordo com uma notícia de 2008 do portal Gizmodo, a dupla teve a ideia em um momento de bebedeira.

• Eles usaram um telescópio da Universidade de Stanford para enviar uma mensagem ao espaço. O objetivo era mostrar a qualquer alienígena próximo à tal estrela como são os terráqueos.

• Hirabayashi estava esperançoso de que a mensagem fosse recebida por alienígenas em 1999. A dupla esperava uma resposta já em 2015, mas ela não veio.

• Agora 22 de agosto de 2023 vem sendo considerada a data mais provável para recebermos um retorno. No entanto, não está claro se as expectativas da equipe são realistas.

EUA escondem OVNIs e ETs? EUA escondem OVNIs e ETs?

O que tinha na mensagem?

• O sinal de rádio original foi transmitido por Morimoto e Hirabayashi em 15 de agosto de 1983. Continha 13 desenhos, de acordo com o jornal japonês The Asahi Shimbun.

• Esses 13 desenhos foram decodificados em sinais e retratam a evolução da vida na Terra, de organismos unicelulares a peixes, um lagarto, um macaco e uma família de humanos.

• As imagens também mostram um peixe subindo da água para a terra – um passo inicial na evolução humana – um humano acenando e a palavra "brinde" escrita em japonês e inglês.

Treze desenhos enviados a Altair, a 16,7 anos-luz da Terra, em 1983
Treze desenhos enviados a Altair, a 16,7 anos-luz da Terra, em 1983
Foto: Shinya Narusawa / Universidade de Hyogo

• Agora, uma equipe liderada por Shinya Narusawa, da Universidade de Hyogo, está usando uma antena de 64 metros de diâmetro chamada Usuda Deep Space Center, em Saku, para tentar detectar uma resposta.

• De acordo com o Asahi Shimbun, 22 de agosto foi considerado a data mais provável para uma resposta, pois é a data do Tanabata.

• Trata-se de uma comemoração japonesa que marca o sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunisolar tradicional japonês.

• No Tanabata, os japoneses rezam para que o vaqueiro Tentei e a princesa tecelã Orihime — amantes separados na mitologia pela Via Láctea — possam se encontrar pelo menos uma vez por ano. O vaqueiro é representado por Altair na constelação de Aquila, enquanto a tecelã é simbolizada como Vega na constelação de Lyra.

• Em 1983, quando a mensagem foi irradiada para os céus, Tanabata caiu em 15 de agosto. No calendário lunar deste ano, cai em 22 de agosto. Resta saber se os supostos alienígenas estão de acordo com esse entendimento.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade