Música falsa de Drake e The Weeknd criada por programa viraliza; ouça
Canção com imitações das vozes de Drake e The Weeknd foi produzida por software de inteligência artificial
Uma música que usa inteligência artificial para clonar as vozes dos cantores Drake e The Weeknd se tornou o mais novo hit viral nas redes sociais. Chamada de "Heart On My Sleeve", a faixa simula os dois artistas estrelas cantando diversos versos. Alguns inclusive citam a estrela pop Selena Gomez, que já namorou The Weeknd.
Há poucos dias, Drake já havia se irritado com o uso de sua voz para a criação de outra faixa por meio de IA. A voz do rapper havia sido usada em um remix da música "Munch", da rapper americana Ice Spice. "Essa é a gota d'água", disse, em suas redes sociais.
O criador da nova peça, a "Heart On My Sleeve", é conhecido nas redes como @ghostwriter e escreveu na publicação do vídeo que "este é apenas o começo" de seu trabalho.
A faixa está disponível no Spotify desde o dia 4 de abril e acumula mais de 250 mil acessos. Desde que foi postada no YouTube, no sábado (14), a faixa recebeu mais de 170 mil visualizações e se espalhou por diversas redes sociais, como o Twitter e o TikTok.
Na canção, o falso The Weeknd "alega" que Selena Gomez o traiu antes do rompimento do casal, em 2017. A faixa também inclui uma chamada característica do produtor Metro Boomin', que já trabalhou com artistas como Nicki Minaj e Kanye West.
A Heart On My Sleeve busca fugir de complicações com direitos autorais por aparentar ser uma composição inteiramente original. O autor também deixou explícito que Drake e The Weeknd não estavam envolvidos na produção da música.
IA na música: isso é só o começo
Vários sites já oferecem aos fãs a capacidade de criar novas músicas usando vozes parecidas com as das maiores estrelas do pop.
O empresário brasileiro Bruno Sartori divulgou recentemente em seu Instagram uma versão de "Flowers", da Miley Cyrus, na voz de Beyoncé. A "queen Bey", por sua vez, teve sua canção "Cuff it" interpretada por uma Rihanna criada por IA. Usuários também compratilharam um Kanye West clonado cantando a balada acústica "Hey There, Delilah".
Uma ampla coalizão de músicos e artistas lançou a "Human Artistry Campaign" (Campanha de Arte Humana), cujo objetivo é garantir que a inteligência artificial não "corroa" a criatividade humana.
Apoiado pela Recording Industry Association of America e a Association for Independent Music, o grupo delineou princípios que defendem as melhores práticas de IA e enfatizou que a proteção de direitos autorais deve ser concedida apenas à música criada por humanos.