Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Música falsa de Drake e The Weeknd feita por IA é tirada do Spotify

Apple Music, Tidal e Deezer também removeram “Heart On My Sleeve” do ar

19 abr 2023 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários
IA produziu feat. imaginário de Drake e The Weeknd
IA produziu feat. imaginário de Drake e The Weeknd
Foto: Reprodução/Instagram

Uma música viral que usa inteligência artificial (IA) para simular as vozes do cantor Drake e do The Weeknd foi retirada de vários serviços de streaming nesta terça-feira (19). A canção, intitulada “Heart On My Sleeve” não está mais disponível no Apple Music, Spotify, Deezer e Tidal.

Um link para uma versão original da música no YouTube diz: "Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais do Universal Music Group (UMG)". O TikTok também removeu o conteúdo — embora haja variações do som em outros perfis.

O criador, conhecido como @ghostwriter, criou a música por meio de um software treinado nas vozes dos músicos. A faixa estava disponível no Spotify desde o dia 4 de abril e acumulava mais de 250 mil acessos.

Na música falsa, a voz simulada de cada um dos artistas canta versos — inclusive citam a estrela pop Selena Gomez, que já namorou The Weeknd.

Outras simulações por IA

Essa não foi a primeira vez que Drake foi alvo de simulações por IA — A voz do rapper havia sido usada em um remix da música "Munch", da rapper americana Ice Spice. Nas redes sociais, o cantor se irritou e escreveu: "Essa é a gota d'água".

Em outro caso, o criador de conteúdo digital brasileiro Bruno Sartori divulgou em seu Instagram uma versão de "Flowers", da Miley Cyrus, na voz de Beyoncé.  

As preocupações com os diversos sites que podem criar músicas a partir da inteligência artificial só aumetam. A UMG enviou uma carta para as plataformas de streaming pedindo-lhes que bloqueassem o treinamento de plataformas de IA nas canções com vozes e letras de músicas copiadas.

Segundo informações compartilhadas pela CNN, um porta-voz da empresa teria dito que a companhia  tem “responsabilidade moral e comercial com os artistas de trabalhar para impedir o uso não autorizado de suas músicas e impedir que as plataformas ingiram conteúdo que viole os direitos autorais de artistas e outros criadores”.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade