Musk atribui parada cardíaca a vacina, é corrigido pelo Twitter e verificação é apagada
Bilionário afirmou que "a miocardite é um efeito colateral conhecido" da vacina em resposta a post sobre parada cardíaca sofrida por jovem
O bilionário Elon Musk sofreu uma correção de sua própria plataforma, o Twitter — que agora se chama "X" — ao insinuar que a vacina contra a covid-19 poderia ter causado uma parada cardíaca no filho da estrela do basquete LeBron James.
Bronny James, de 18 anos, foi levado às pressas para o hospital após sofrer uma parada cardíaca durante um treino de basquete em Los Angeles na segunda-feira (24). Ele foi tratado e classificado como estável na quarta-feira .
Em uma publicação na terça (25), Musk disse que "não podemos atribuir tudo à vacina, mas, da mesma forma, não podemos atribuir nada" e que "a miocardite é um efeito colateral conhecido. A única questão é se é raro ou comum".
Pouco tempo depois, o Community Notes, serviço de verificação do Twitter que interfere em posts classificados como desinformativos, fez um adendo à publicação, citando artigos da Yale School of Medicine e da CBS News sobre o assunto.
“Estudos mostram que o risco de miocardite é significativamente maior após uma infecção real por covid do que com a vacina”, disse a verificação de fatos. “Entre meninos adolescentes, o risco de miocardite após uma infecção por covid foi aproximadamente o dobro do risco após a segunda dose da vacina.”
O apontamento da plataforma foi apagado logo em seguida, o que levantou a suspeita de que o próprio dono da rede social teria ordenado o arquivamento do adendo. Alguns usuários, entretanto, conseguiram capturar o momento em que Musk é "corrigido" por sua própria plataforma.
Veja o tweet sem a verificação:
We cannot ascribe everything to the vaccine, but, by the same token, we cannot ascribe nothing.
Myocarditis is a known side-effect. The only question is whether it is rare or common.
— Elon Musk (@elonmusk) July 25, 2023