Musk quase ultrapassa sinal vermelho dentro de carro automático da Tesla
Elon Musk comete "intervenção" em teste com novo FSD v12 autônomo da empresa e pede desculpas
O CEO da Tesla e do Twitter/X, Elon Musk, quase causa um acidente ao testar o piloto automático de um carro autônomo de sua montadora, que avançou em um cruzamento e tentou ultrapassar o sinal vermelho.
O executivo transmitiu ao vivo na última sexta-feira (25), uma viagem de 45 minutos em um Tesla controlado por uma versão nova do sistema totalmente autônomo (FSD, na sigla em inglês) da empresa.
Ele deixou a sede da Tesla Engineering em Palo Alto, na Califórnia, e fez um tour pela cidade usando o FSD v12, que atualmente não está disponível nem mesmo para testadores beta. Musk definiu a v12 como “alucinante”.
“Ah, intervenção!” Musk diz no vídeo. A frase é uma referência a qualquer momento em que um motorista precisa assumir o controle de um sistema de direção autônoma. “Desculpe”, ele disse, e então riu.
De acordo com Musk, a v12 é executada em redes neurais (um termo para modelos de inteligência artificial de aprendizado profundo) em vez de código manuscrito.
A Tesla treinou o sistema de direção com horas de filmagem de semáforos, curvas e carros na estrada. A viagem correu bem na maior parte do tempo. Após 20 minutos de viagem, porém, em um cruzamento onde Musk pretendia que o carro seguisse em frente, o semáforo para virar à esquerda ficou verde e o outro pra seguir reto permaneceu vermelho.
Apesar de não ter autorização, o Tesla de Musk tentou passar o sinal vermelho. O modelo precisa assistir a mais imagens de curvas à esquerda controladas e não controladas, disse Musk.
“Portanto, com a intervenção que acabamos de fazer, a solução é essencialmente alimentar a rede com mais vídeos de semáforos”, disse Musk no vídeo.
“Essa foi uma curva à esquerda controlada, onde havia sinal verde para virar à esquerda, mas não sinal verde para seguir em frente. E, então, vamos alimentá-lo com um monte de vídeos de curvas à esquerda controladas e então tudo funcionará”, disse o bilionário.
Empresário fez críticas
Watch this @Tesla FSD Beta v12 try to run a red light, forcing Elon Musk to take over. "Intervention!" @ElonMusk your defective and dangerous software has no place on our public roads and should be banned immediately. pic.twitter.com/RvP8ejsOkh
— Dan O'Dowd (@RealDanODowd) August 26, 2023
Dan O'Dowd, um CEO de software que deseja proibir o FSD da Tesla devido a questões de segurança, comentou a cena produzida por Elon Musk.
“Assista a este @Tesla FSD Beta v12 tentando ultrapassar o sinal vermelho, forçando Elon Musk a assumir. ‘Intervenção!’ @ElonMusk, seu software defeituoso e perigoso não tem lugar em nossas vias públicas e deve ser banido imediatamente”, tuitou O’Dowd.
Como geralmente acontece quando alguém critica Musk na plataforma que ele é dono, um exército de usuários do Twitter/X com selos azuis atacou O’Dowd em seguida.
Eles alegaram que um incidente em um vídeo de 40 minutos foi muito bom e que a v12 ainda está em beta.
Polícia não vai multar Musk por transmissão ao vivo enquanto dirigia
Quando Elon Musk transmitiu ao vivo um passeio de carro por Palo Alto, na Califórnia, ele estava segurando seu telefone – o que é ilegal sob a lei da Califórnia.
Mas, o Departamento de Polícia de Palo Alto não vai emitir multa, segundo apuração do site The Verge, porque a própria polícia não testemunhou o crime.
“Se um policial tivesse observado o motorista com o telefone na mão, ele poderia ter emitido ao motorista uma multa de infração por violar a lei de viva-voz da Califórnia”, escreveu o capitão do depratamento de polícia de Palo Alto, James Reifschneider.
“Como nenhum policial testemunhou isso pessoalmente no momento da ocorrência, nenhuma multa foi enviada”, disse por e-mail ao The Verge.