Na Índia, WhatsApp limita a 15 segundos os vídeos do Status
Segundo site, medida é uma tentativa de aliviar os servidores do serviço durante a pandemia de covid-19
O WhatsApp limitará o tamanho dos vídeos postados no Status, recurso similar aos Stories do Instagram. Segundo o site WA Beta Info, especializado no app de mensagens, as postagens pode ter tamanho máximo de 15 segundos.
De acordo com o site, a medida visa aliviar a infraestrutura do serviço, que vive momento de alta demanda por conta da pandemia de covid-19. A redução seria temporária e valeria inicialmente apenas para a Índia, um dos principais mercados do WhatsApp no mundo.
O WhatsApp não confirma a medida, e considera a informação apenas um rumor.
Ainda assim, a medida estaria de acordo com outras empresas de tecnologia que oferecem produtos e serviços por streaming. Na Europa, Amazon Prime e YouTube anunciaram reduções na qualidade dos seus filmes - a Amazon não deu detalhes, enquanto o YouTube informou que os europeus só assistirão a vídeos em definição padrão (SD, 480p) nos próximos 30 dias. A medida foi seguida por Netflix. Já a Sony reduziu as taxas de download dos jogos de PlayStation na Europa e nos EUA.
No Brasil, a Globo anunciou que vai cortar as transmissões em 4K e Full HD dos seus serviços de streaming, incluindo Globoplay, Globosat Play, Globoesporte.com, GShow e o site G1. Todos os vídeos serão exibidos apenas em alta definição (720p), buscando gerar economia de tráfego - segundo a empresa, isso significa uma economia de 52% no tráfego de dados em um capítulo de novela de 60 minutos que era transmitido originalmente em Full HD.
Por aqui, a medida foi adotada também por Netflix, Facebook e Instagram e Amazon Prime.
Você assina a newsletter do Link? Pode responder a algumas perguntas?
