A Explosão dos Wearables
Wearable é o termo utilizado para as tecnologias de vestir. Incluem-se aqui os óculos, relógios, pulseiras e mesmo roupas e sapatos inteligentes. Talvez seu maior representante e o que tenha causado maior ansiedade até então pelo seu lançamento fosse o Google Glass. Mas com a demora no lançamento oficial e algumas dificuldades encontradas na sua adoção (incluindo alguns alertas de saúde), o frenezi inicial acabou esfriando e no momento o Glass está sofrendo uma total reformulação, tendo inclusive deixado de ser vendido. O frenezi se tornou uma decepção.
O grande momento na indústria é o do também muito esperado Apple Watch. São 20 modelos do Apple Watch http://store.apple.com/us/buy-watch/apple-watch, 10 modelos do Apple Watch Sport http://store.apple.com/us/buy-watch/apple-watch-sport, e 8 modelos do Apple Watch Edition http://store.apple.com/us/buy-watch/apple-watch-edition. É a Apple como sempre ligada não só na funcionalidade, mas em todo conceito que envolve o lançamento de um produto e ela melhor que ninguém sabe que o segredo da adoção passa pelo ponto fundamental do design.
Existe uma mistura entre a necessidade pela funcionalidade de um wearable e a expressão pessoal no uso de roupas e acessórios. As pessoas não gostam de vestir as mesmas roupas que outras pessoas, nem usar um relógio exatamente igual. Além disso, jovens até 18 anos dificilmente usam relógios, então, a indústria de wearables tem pela frente um grande desafio: convencer as pessoas de que a funcionalidade que entregam é tão valiosa quanto a experiência fashion neles contida.
A parte fashion nestes dispositivos está sendo considerada tão importante que os americanos já cunharam outro termo para designar os equipamentos que se adequam a esta realidade. São os fashionables! Um dos maiores exemplos de fashionable que vi nos últimos tempos foi sem dúvida o Puls http://www.puls.com, um dispositivo criado por Will.I.Am (sim, o vocalista do Black Eyed Peas, http://www.blackeyedpeas.com/) que poderia tranquilamente destronar Iphone e Apple Watch de uma só vez! O Puls foi anunciado no Dreamforce 2014 junto com um acordo com a gigante de telecomunicações do Reino Unido O2. Será que ele terá força para ocupar boa fatia do mercado? Tire suas conclusões…
Sem dúvida podemos considerar esta como uma indústria ainda iniciante. Engenheiros tendo que pensar funcionalidades ligadas ao design dos dispositivos não é nenhuma novidade, mas ligados à moda… Será possível? Quantos ecossistemas ainda serão desenvolvidos para cada um dos dispositivos que vem sendo lançados? Ou haverá convergência em algum lugar da nuvem? O quanto queremos que as informações de nosso corpo, ou as coisas que estamos vendo, ou a performance de nosso exercício esteja em algum lugar do mundo que por fim desconhecemos?
Não há dúvida que a indústria de wearables provocará nos próximos anos mais uma grande revolução na maneira como nos realacionamos com a Tecnologia, com as noções de privacidade e porque não dizer, com a moda. O certo é que sempre buscaremos aquilo que de alguma forma nos faça sentido e que possa nos ajudar, seja nas tarefas diárias, seja nos tornando alguém melhor, e isto com certeza fará a seleção natural deste mundo que está eclodindo ao nosso redor.